Talvez um dos aspectos mais desconfortáveis de alugar um apartamento seja a incapacidade de fazer alterações em seu design sem a aprovação do proprietário. Porque os proprietários não gostam das mudanças permanentes que podem mudar a qualidade do investimento feito, como os buracos na parede ou a pintura permanente das paredes. A boa notícia é que você pode fazer algumas mudanças reversíveis com seu próprio dinheiro, levando-as com você no final do período de locação.
Afinal, levar uma nota pessoal ao apartamento alugado não significa escrever o nome nas paredes ou colocar suas fotos favoritas, mas existem métodos mais criativos e eficazes que você pode usar:
Se você deseja alugar um apartamento, existem algumas etapas simples a serem seguidas, que podem ajudá-lo bastante.
1. Defina seu orçamento e a área em que deseja morar
Não apenas por 2 a 3 meses, mas por um longo período de tempo (você não quer se mudar com muita frequência, certo?). Em seguida, escolha a área onde deseja morar, pense na tranquilidade do bairro, na aglomeração da região (principalmente se você tem carro), mas também nos meios de transporte público que você pode usar diariamente.
A escolha do apartamento que você deseja alugar pode ser feita por conta própria (se você tiver o tempo necessário e, acima de tudo, paciência), assim como ligando para uma agência imobiliária. Se você escolher a opção dois, é melhor ligar para uma agência que já se tornou conhecida no campo. Você encontrará muitos exemplos em História e OLX.
Atualmente, a melhor fonte de informações e anúncios pode ser encontrada na Internet. Normalmente, as agências imobiliárias credenciadas oferecem boas condições para alugar um apartamento, além da equipe bem treinada e uma grande base de ofertas do mercado. Um agente experiente saberá como colocar as ofertas que você fará na sua área de interesse e obterá mais segurança para a transação que você fará, observando as disposições legais.
Escolha uma agência imobiliária e visualize o maior número possível de apartamentos
Se você escolheu a agência imobiliária para trabalhar, o próximo passo é ver o apartamento. Para fazer isso, você deve assinar um contrato de visualização no local, que fornecerá consultoria e assistência.
Neste contrato, o endereço da propriedade visualizada e o valor da comissão devem ser repassados caso a transação com a propriedade proposta pelo agente imobiliário seja concluída, mas também o método de pagamento. A maioria desses contratos de visualização é do tipo e os agentes imobiliários preenchem os endereços no local e a comissão cobrada, de modo que o futuro inquilino deve garantir que todos os dados no “documento” que assinam sejam passados.
2. Estabelece a garantia e assina o relatório de entrega e recebimento
Se você decidiu alugar um apartamento, o proprietário solicitará uma garantia no início do contrato, e o valor poderá variar de um mês a três meses de aluguel, dependendo da capacidade de crédito do inquilino e do período contratual. Aqui você pode devem ser adicionados o valor da propriedade e os ativos com os quais é dotada.
Os especialistas consideram que o valor da garantia deve ser estipulado no contrato de locação, juntamente com as cláusulas que mostram quais despesas podem ser cobertas pelo respectivo valor. Portanto, é melhor verificar, como inquilino, as mercadorias que você terá disponível (eletrônicos, eletrodomésticos), mas também instalações elétricas e sanitárias, por exemplo, ao assinar o processo de recebimento e entrega. Você também deve garantir que todas as despesas atualizadas sejam pagas (manutenção, eletricidade e outras).
3. Assine o contrato de aluguel
O contrato de aluguel é apresentado pelo agente imobiliário e será assinado pelo inquilino e pelo proprietário. É aconselhável verificar o contrato com um advogado. Como novo inquilino, você deve garantir que o proprietário tenha aprovado certas cláusulas que podem ser um pouco perturbadoras, como proibir fumar ou animais de estimação no apartamento. E se tudo estiver bem e o contrato tiver sido assinado, deverá ser submetido à Administração Financeira pelo proprietário.
O arrendamento deve conter, além das obrigações, os direitos do inquilino. Primeiro, o inquilino deve garantir que o aluguel não esteja previsto no contrato, dependendo do número de inquilinos, e o depósito de segurança será devolvido quando o período de locação terminar.
Ao mesmo tempo, o inquilino tem o direito de negociar com o proprietário os termos do contrato de arrendamento. As cláusulas do contrato devem ser cuidadosamente revisadas antes de serem assinadas, que podem ser consideradas condições que são consideradas restritivas, como a proibição de festas ou pequenas modificações feitas no apartamento.
Além disso, no contrato assinado, o aluguel e as condições em que deve ser claramente indicado devem ser claramente vai mudar. O inquilino não é obrigado a resolver alguns problemas que possam surgir no apartamento – como a deterioração das instalações sanitárias como resultado do desgaste. O aluguel é pago não apenas pela moradia no apartamento, mas também pelo uso das instalações ou equipamentos fornecidos.
4. Adesivos, adesivos e outros ornamentos de parede
Se a cor das paredes não é do seu gosto ou você deseja aplicar esses elementos que melhor o representam e iluminar o apartamento (desenhos ou paisagens abstratas), o adesivo é a solução menos invasiva pela qual você pode conseguir isso. A preços relativamente baixos, você pode encontrar uma ampla variedade de modelos e cores para vários tipos de adesivos que melhor destacam sua própria personalidade.
Quanto aos enfeites de parede, você pode comprar a preços acessíveis objetos como relógios, espelhos ou pinturas digitais que não precisam de colagem, mas podem ser pendurados nas paredes do apartamento, garantindo um efeito visual elegante e moderno.
5. Almofadas e cobertores
Os travesseiros escolhidos nas cores certas dão uma aparência diferente aos sofás existentes no apartamento. Esses acessórios não incorrem em custos significativos e você pode levá-los com você no final do período de locação. Além disso, a aparência de uma cama pode ser facilmente melhorada usando os cobertores apropriados. O mercado para esses ornamentos é o mais diversificado possível, então você deve escolher os materiais, cores e tecidos que melhor se adequam à sua personalidade.
6. Pequenos acessórios
Os detalhes podem alterar a aparência geral de um apartamento alugado. Você pode optar por decorar seu apartamento com os acessórios que o representam, da sua casa antiga ou da loja favorita, e você sempre pode levá-los para uma nova casa. Então, mude a atmosfera com uma vela colorida ou dê à sala uma dica romântica através de um site famoso, dependendo da sua própria personalidade.
Estas são apenas algumas ideias em que você pode reorganizar e organizar sua nova casa alugada como desejar, sem que o proprietário fique insatisfeito.