Quer você tome um empréstimo ao consumidor, uma hipoteca ou um empréstimo de carro, analise em detalhes todas as ofertas de bancos comerciais. Se você deseja obter um empréstimo, precisa saber que terá de dar uma entrevista a um oficial de crédito, cujo trabalho é descobrir o máximo de requisitos que desejar, de acordo com as possibilidades disponíveis.
Aqui estão 10 dicas a considerar ao ir ao banco para solicitar um empréstimo / crédito:
1. Seja realista
Antes de tomar um empréstimo, estude o mercado, estude suas possibilidades e suas possibilidades. Não espere que os bancos ofereçam mais do que você pode pagar. Seja realista quanto às suas possibilidades, porque, depois de ter uma baixa renda, você receberá um pequeno crédito também. Os bancos não estão interessados em obter um débito total, mas, pelo contrário, estão interessados em viver uma vida decente, além de ter que pagar o empréstimo.
2. Estude todas as ofertas muito bem
Veja todos os bancos comerciais que oferecem o tipo de crédito necessário. Estude os sites especializados, solicite referências e conheça os sites dos bancos comerciais. A maioria dos sites possui todas as informações necessárias e anexou calculadoras de crédito com as quais você pode ter uma ideia dos custos futuros em que incorrerá.
3. O cliente está sempre certo
Quando você recebe o crédito, precisa saber que não solicitará “dinheiro da maçã”; pelo contrário, esse crédito custará muito dinheiro. Você está ciente de que é o cliente do banco e tem o direito de recusar os serviços prestados por este banco. A colaboração entre você e o banco é uma parceria em que você e o banco serão beneficiados.
4. Escolha o vestido certo
O vestido deve ser oficial. Não vista roupas esportivas ou chiques. A primeira impressão é muito importante, porque, depois de causar a impressão errada, você tem a chance de perder esse crédito. Mesmo que seus documentos mostrem que você possui uma renda muito alta, o banco pode rejeitar seu pedido de crédito devido à falta de ética e responsabilidade.
5. Esteja pronto para qualquer dúvida
Ao solicitar um empréstimo, o agente de empréstimo realizará uma entrevista informativa com você, focada em: identificar sua pessoa, informações sobre a atividade informativa (local de trabalho, estudos etc.), dados sobre despesas e receitas Você, com o objetivo de conceder o empréstimo, informações sobre os bens móveis e imóveis que possui e as possíveis garantias. Esteja pronto para responder perguntas sobre suas possibilidades, finalidade de crédito e até algumas questões psicológicas para ver como você pensa e se não tem nada a esconder.
6. Seja você mesmo
O objetivo da entrevista é comunicar-se diretamente com você, verificar “in loco” quais são as intenções e garantias que você oferece, bem como a análise dos documentos relativos à situação financeira de sua família, o modo de comunicação, gestos, tom de voz, roupas elas podem surgir como vantagens ou desvantagens para a concessão do crédito.
Seu comportamento é muito importante, porque todo agente de crédito também é um bom psicólogo. Ele responderá por todos os empréstimos podres, e é por isso que escolherá cuidadosamente todos os devedores do banco. Você deve falar com fluência, clareza, confiança e responder honestamente a todas as perguntas que o agente de crédito responderá.
7. Prepare seus documentos com antecedência
Prepare bem a pasta de documentos, verifique se todos os documentos estão em ordem. Em nenhum caso você faz alterações neles, não altere ou exclua dados para parecer mais solvente. Se você for pego por ter cometido alguma ilegalidade no conjunto de documentos, poderá ficar sem o direito de tomar um empréstimo por vários bons anos. Não espere que o responsável pelo empréstimo omita o documento que você não enviou. O funcionário do empréstimo, por sua vez, é um funcionário que não arrisca seu trabalho por sua conveniência.
8. Oferecer garantias
Se você deseja aumentar sua chance de obter um empréstimo, fornece garantia para esse empréstimo. Os riscos do banco diminuem consideravelmente no caso de uma garantia, para que você possa solicitar uma pequena redução de juros. As contas bancárias são garantias bancárias preferenciais dos bancos devido ao aumento de sua liquidez, o que reduz drasticamente os riscos incorridos pelo banco. Você pode solicitar um desconto apenas no caso de empréstimos que não exijam garantias; no caso de outros empréstimos, os bancos são obrigados a solicitar garantias, para que você não obtenha descontos.
9. Negocie!
Negocie o máximo possível com o oficial de empréstimo. Se você tem um histórico de crédito positivo, possui chances muito altas de uma redução substancial na taxa de crédito. O banco propõe que você use outros produtos bancários além desse crédito, e é por isso que você pode negocie um desconto também se você usará depósitos a prazo, cartões bancários, Internet Banking, pagamentos programados e outros produtos bancários. Os bancos comerciais estão interessados em manter relacionamentos de longo prazo com o cliente e, para isso, o banco deve fornecer ao cliente o maior número possível de serviços.
10. Não perca a esperança
Durante o período do pedido de empréstimo, você notará que existem alguns problemas com o arquivo do empréstimo. Não entre em pânico, conceder um empréstimo é um processo burocrático longo que requer um período mais longo. Se o banco prolongar demais o processo de análise de crédito, insista, peça ao diretor de crédito para acelerar o processo. O oficial de empréstimo está interessado em concluir o maior número possível de empréstimos e é do seu interesse finalizá-lo. E se você foi recusado, não perca a esperança, ligue para outro banco.
Não leve tudo para o lado pessoal. Os bancos, como você, estão interessados em lhe dar esse crédito e, se acharem suspeito, preferem não conceder o empréstimo. Seja cauteloso em todas as etapas de solicitação de um empréstimo, seja honesto, comporte-se adequadamente e só assim você aumentará suas chances de contrair um empréstimo.