Emprestar uma quantia em dinheiro pode tornar possível qualquer plano possível. Se você quer tirar férias, pintar sua casa, usar seu dinheiro para uma operação médica difícil, investir ou comprar um aparelho, um empréstimo pode lhe dar o apoio necessário em um momento. Quando o dinheiro não for suficiente para você.
Se você se permitir pagar em dinheiro qualquer plano que tenha, faça-o, pare de pensar! Caso contrário, você pode pensar em uma opção de empréstimo.
Por outro lado, os custos de crédito, então você deve considerar esse aspecto. Vale a pena pedir emprestado hoje para resolver meu problema ou é melhor esperar para coletar o dinheiro necessário?
Obviamente, antes de responder a essas perguntas, você deve ter todas as informações disponíveis sobre o empréstimo que gostaria de acessar. Você precisa saber quais são as condições, qual é a taxa, qual é a taxa de juros etc.
Qualquer um que tenha pensado em fazê-lo já tomou suas medidas antes e nunca pede emprestado mais do que pode suportar. Além disso, um homem sábio equilibra os aspectos negativos que podem surgir durante o curso de um empréstimo: grandes flutuações da taxa de câmbio, variações de juros, se for variável, mudança de renda atual, etc.
Agora existe a possibilidade de você se abrigar quando contrair um empréstimo. Hoje existem seguros destinados a cobrir casos tão infelizes. Um homem inteligente leva em consideração todos esses aspectos e tenta se proteger o máximo possível. Hoje, nos bancos, vemos muitas ofertas de empréstimos com todos os tipos de seguros que exatamente isso deve cobrir: vários riscos que podem surgir durante o curso do contrato de empréstimo.
O empréstimo é totalmente justificado quando você investe no seu futuro, quando tenta aumentar seu conforto, geralmente tem uma vida melhor, você e sua família. Mas, para atingir esses objetivos, devemos considerar todos os riscos que possam surgir ao longo do tempo.
Para obter a melhor oferta de crédito, você deve ter todas as informações em mãos. Existem pessoas que julgam um crédito somente após o interesse, sem se interessar por outros aspectos. Bem, você pode não se qualificar para um ‘bom crédito’ e ser elegível apenas para o que considera um ‘mau crédito’.
Aonde nos emprestamos?
Você certamente tem várias fontes de empréstimo ao seu alcance. Você definitivamente deseja escolher o que é mais vantajoso para você. Mas, desde o início, você deve garantir que a oferta que você considera mais vantajosa se encaixa em você. Em outras palavras, você precisa saber se você é elegível para conformidade com crédito ou não. Por nada, você considera uma boa oferta se não atender às condições de acesso.
Os bancos oferecem empréstimos em condições mais restritivas aos clientes. Assim, essas instituições exigem todos os tipos de condições: ajustar-se a uma determinada faixa etária, ter uma renda mínima, ter uma antiguidade mínima no trabalho, não ter atrasados ativos, ter um grau máximo de endividamento, você tem uma certa pontuação no Bureau de Crédito, etc. Ao solicitar essas condições, os bancos reduzem os riscos que assumem em relação aos seus clientes, mantendo assim os interesses praticados pelos bancos em um limite mínimo em comparação com outras instituições financeiras do mercado.
As Instituições Financeiras do Banco, concedem empréstimos em condições mais leves, muito mais leves que os bancos, assumindo assim um risco muito maior do que estes, o que leva a custos mais altos precisamente para cobrir esses riscos. Desse ponto de vista, quanto maior a taxa de juros em algumas instituições financeiras, mais as condições de concessão são mais relaxadas.
Cartões de crédito também são uma forma de empréstimo.
Eles estão principalmente associados a bancos, mas não necessariamente. Também existem cartões de crédito não bancários, obtidos ou associados a várias instituições de cartão.
Eles emprestam aos cidadãos em troca de um bom valor que eles apresentam como garantia. Oferecem também aos clientes uma porcentagem do valor do bem, uma quantia em dinheiro que os clientes devem devolver a tempo. Se ele o pagar de acordo com as condições contratuais com as quais ele concordou, o bem lhe será devolvido; se ele não pagar a quantia em dinheiro, o bem permanecerá na posse da Casa.
Casas de Auxílio Mútuo, eles também funcionam na forma de instituições financeiras não bancárias, mas, para obter um empréstimo dessas empresas, você deve fazer parte delas, para efetuar pagamentos com dinheiro antes de solicitar o empréstimo.
Os corretores de crédito também estão presentes no mercado financeiro. Há pessoas que não consideram que são capazes de acessar um empréstimo ou que não possuem mestrado suficiente em seus conhecimentos financeiros, a fim de escolher uma oferta vantajosa e depois recorrer a corretores de crédito. Normalmente, uma corretora trabalha com várias instituições financeiras, bancos, ou mesmo mistas. Não mencionamos aqui outras formas de empréstimos porque não são legais no Brasil e refiro-me aqui aos empréstimos oferecidos por pessoas físicas, popularmente conhecido como companheiro de quarto. É bom evitar essas tentações e não ceder a essas ideias, não importa o quanto você esteja desesperado depois de muito dinheiro.
E vamos voltar à forma como escolhemos a melhor oferta de empréstimo.
Eu lhe disse acima que o passo principal é ver a qual oferta estamos qualificados. É fácil descobrir, porque começamos com as ofertas bancárias – aquelas com a menor taxa de juros. Como procedemos? Escolhemos algumas ofertas do banco e analisamos as condições de elegibilidade. Você verá que os requisitos são bastante semelhantes aos bancos; pequenas variações às vezes podem fazer a diferença, mas esse não é o caso.
Se para a maioria das ofertas bancárias a análise não se qualificar, acesse os com a análise. Aqui é bom começar com empresas não bancárias que concedem empréstimos para necessidades pessoais em condições mais permissivas do que bancos (não muito mais permissivas), mas também com interesses bastante próximos aos dos bancos.
Se eles não são elegíveis aqui, enviamos que possuem carteira de microfinanças – ou seja, eles concedem pequenos empréstimos por dinheiro de curto prazo. Se não nos qualificarmos para esses empréstimos, iremos eliminá-lo com as outras ofertas mencionadas acima.
Por fim, digamos que você tenha escolhido algumas ofertas para as quais se qualifica. O próximo passo é descobrir qual oferta é a mais vantajosa. Obviamente, analisamos em primeiro lugar a taxa de juros efetiva anual, esse indicador contém tudo o que significa o custo de um empréstimo. Não se esqueça de descobrir outros aspectos relacionados aos empréstimos: várias comissões (análise, administração, risco, reembolso antecipado, etc.), seguro, juros variáveis ou fixos, as vantagens de transferir renda pelo banco (se você escolheu uma oferta bancária) , etc. Como você pode ver, escolher um empréstimo não é uma tarefa difícil, mas é importante estar bem informado com antecedência.