De acordo com informações de Instituto Nacional de Estatística (INE)A indústria está em alta, com crescimento de 12,7% em janeiro deste ano. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (9). No mês passado, em dezembro, o índice era de 11,2%.
As vendas da indústria cresceram 13,6%, excluindo os grupos de energia. Variações dos índices relativos ao mercado interno (12,8%) e externo (12,6%). O índice de vinculação ao mercado interno aumentou 7,4 pontos percentuais. Contribuiu com 5,3 pontos percentuais no mercado periférico.
Em termos de categorias, os bens de consumo em janeiro de 2023 aumentaram 16,1%, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação a dezembro de 2022. As taxas de crescimento dos produtos intermediários e do investimento foram de 8,9% e 21%, respectivamente. Apenas o setor da energia registou uma quebra, caindo para 9,8% em janeiro, segundo o INE.
+++ Bayer abre recrutamento para 130 vagas de estágio
trabalhar e pagar
Em número de empregados, salários e horas trabalhadas, todos cresceram 1,8%, 11,9% e 6,8%, respectivamente. O emprego aumentou 1,8 por cento em dezembro, os salários subiram 6,7 por cento e as horas trabalhadas subiram 1,1 por cento. O INE tem reservas quanto ao aumento de 7,8% do salário mínimo em janeiro.
Já na comparação mensal, emprego e massa salarial caíram 0,6% e 24,6%, respectivamente, em janeiro. As horas trabalhadas aumentaram 15,5%. O INE sublinhou ainda que em janeiro deste ano há mais um dia útil do que no último mês de 2023, o que condiciona a aceleração do desempenho.
+++ Encontre as principais informações sobre o processo seletivo para o mercado de trabalho na seção Vagas do Empregos Gerais.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques