Um guia para gerenciamento de desempenho

Hoje em dia, grande importância está sendo dada à Gestão de Desempenho, pois as empresas a incorporam em suas estratégias de gestão efetivas. No entanto, muitas pessoas acham esse processo complicado, principalmente por causa das muitas opções que ele oferece – sobre a organização, um departamento/filial específico, um produto ou serviço, funcionários, entre outros.

Para minimizar essa confusão, os itens abaixo lhe darão uma ideia geral do que é Gestão de Desempenho, bem como as atividades que estão envolvidas nesse processo.

O que é Gestão de Desempenho?

O gerenciamento de desempenho é um processo que fornece ao gerente e ao funcionário (a pessoa que está sendo supervisionada) a chance de determinar as metas compartilhadas relacionadas às metas gerais da empresa, analisando o desempenho do funcionário.

Por que isso é importante?

A Gestão de Desempenho estabelece um roteiro para que os funcionários e seus gestores de desempenho avaliem e cheguem a um acordo sobre determinadas preocupações e objetivos que estejam de acordo com a estrutura geral da empresa. Isso permite que ambas as partes tenham objetivos claros que os ajudariam em seu trabalho e seu crescimento profissional.

Quem conduz a Gestão de Desempenho?

A Gestão de Desempenho é realizada por aqueles que supervisionam o desempenho de outras pessoas – líderes de trabalho/equipe, supervisores, gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Quais são os processos envolvidos?

Abaixo estão as fases do processo de Gestão de Desempenho:

1. Planejamento

Esta fase do processo de Gestão de Desempenho inclui o estabelecimento de descrições de cargos e a identificação das funções essenciais do colaborador, bem como a definição do(s) plano(s) estratégico(s) do departamento ou da empresa como um todo.

Descrição do trabalho

Uma descrição do trabalho é usada para anunciar uma vaga, que normalmente especifica o seguinte:

As funções, tarefas e responsabilidades específicas do cargo

A quantidade de tempo necessária para agir sobre cada função

As qualificações necessárias (habilidades, conhecimentos e habilidades) para desempenhar o trabalho

Os requisitos físicos e mentais da posição

Faixa salarial para o cargo

A quem a posição se reporta

As descrições de cargos devem ser divulgadas ao funcionário assim que ele for contratado. Observe, no entanto, que as descrições de cargos são listadas usando palavras que dificultam a medição do desempenho do funcionário. Eles estão em contraste com as competências, que listam as habilidades necessárias para realizar tais tarefas e são descritas usando termos que podem ser medidos.

Plano estratégico

Na verdade, um plano estratégico diz três coisas:

Para onde a empresa está indo nos próximos anos.

Como a empresa vai chegar lá.

Como a empresa saberá se já existe ou não.

Incluídos em um plano estratégico estão os seguintes:

Declaração de missão – a principal razão pela qual seu departamento (ou empresa) existe.

Objetivos – associados à declaração de missão, determinam os resultados que farão avançar a(s) referida(s) declaração(ões).

Iniciativas estratégicas – especifica as etapas definidas que devem ser tomadas para atingir cada objetivo. É um processo dinâmico, geralmente examinado em períodos como um ou dois anos.

2. Desenvolvimento

Esta fase do processo de Gestão de Desempenho inclui o desenvolvimento de padrões de desempenho, que oferece uma escala que descreve como um trabalho específico deve ser realizado para atender (ou exceder) as expectativas. Eles são explicados aos funcionários recém-contratados e posteriormente usados ​​para avaliar o desempenho no trabalho.

Os padrões de desempenho geralmente são delineados com a ajuda dos funcionários que realmente executam as tarefas ou funções. Há uma série de vantagens com esta abordagem:

Os padrões serão adequados aos requisitos do trabalho

As normas serão aplicáveis ​​às condições reais de trabalho

Os padrões serão facilmente compreendidos pelo funcionário (e também pelo gerente de desempenho)

Os padrões serão reconhecidos (e recebidos) pelo funcionário e pelo gerente de desempenho

Os padrões de desempenho geralmente estão na forma de classificações (1 a 5, A a E) que são usadas pelos gerentes de desempenho para avaliar o nível real de desempenho do funcionário.

3. Monitoramento

Esta fase do processo de Gestão de Desempenho inclui monitorar o desempenho de trabalho dos funcionários e dar feedback sobre eles.

Como base do feedback, as observações devem ser verificáveis: devem envolver fatos, eventos, comportamentos, ações, declarações e resultados perceptíveis e relacionados ao trabalho. O feedback desse tipo é chamado de feedback comportamental e ajuda os funcionários a melhorar e/ou manter o bom desempenho, identificando com precisão as áreas que o funcionário precisa melhorar sem julgar seu caráter ou motivos.

4. Classificação

Esta fase inclui a realização de avaliações de desempenho. Este é o aspecto crítico do processo de Gestão de Desempenho, especialmente porque é importante que os gerentes de desempenho cheguem a uma avaliação imparcial.

Um formulário de avaliação de desempenho tem as seguintes características:

Informação do empregado

Padrões de performance

Escala de classificação

Assinaturas

Recomendações de desenvolvimento de desempenho dos funcionários

Comentários dos empregados

Autoavaliação do funcionário

Por que realizar avaliações de desempenho? Ele oferece uma oportunidade de melhorar o desempenho no futuro não apenas para os funcionários, mas também para os gerentes. As avaliações de desempenho permitem que os gerentes adquiram informações dos funcionários que os ajudarão a tornar os trabalhos dos funcionários mais produtivos.

5. Planejamento de Desenvolvimento

Esta fase do processo de Gestão de Desempenho inclui o estabelecimento de planos para melhorar o desempenho dos funcionários e metas de desenvolvimento. Isso avança o objetivo geral da empresa e, ao mesmo tempo, aumenta a qualidade do trabalho dos funcionários:

Incentivando o aprendizado constante e o crescimento profissional.
Ajudar os funcionários a manter o nível de desempenho que atende (e supera) as expectativas.

Melhorar o trabalho – ou habilidades e experiência relacionadas à carreira.

Para encerrar, a Gestão de Desempenho é um processo que, quando executado de forma justa e eficaz, pode melhorar a qualidade da força de trabalho da empresa, elevar os padrões, aumentar a satisfação no trabalho e desenvolver profissionalismo e conhecimento que beneficiariam não apenas os funcionários, mas toda a organização. .

Source by John Morris