A diretora da Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur-SP) divulgou na última sexta-feira, 1º de junho, dados sobre empregos relacionados ao turismo fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ferramenta utilizada para acompanhar o processo de admissão e desemprego. abrangidos pela CLT. Foram gerados 5.606 novos empregos formais diretos nos setores relacionados ao turismo.
Registaram-se saldos positivos nas oito atividades turísticas monitorizadas em abril: alojamento, alimentação, transportes, organização de eventos, atividades de lazer, aluguer de viaturas, agências de viagens e operadores. De janeiro a abril, foram 18.314 postos oficiais diretamente ligados ao turismo. A previsão para 2023 é que o turismo paulista crie 80 mil empregos ao longo do ano.
“Com os avanços da gastronomia, das estruturas náuticas e do turismo rural e religioso, estamos melhorando a conectividade entre os destinos”, afirma Roberto de Lucena, diretor do conselho de turismo de São Paulo. “Os novos empregos são resultado da força econômica da indústria do turismo do nosso estado”, disse ele.
O desempenho do turismo de São Paulo neste ano será o melhor dos últimos cinco anos. A estimativa é de que a economia do setor cresça 7,8% em 2023, segundo o Centro de Inteligência Econômica do Turismo (CIET), vinculado à Setur-SP. O PIB paulista do turismo chegará a 299,4 bilhões de reais, fazendo com que São Paulo se destaque como o maior centro turístico do país.
Aprenda a fazer um currículo atraente
Muitos candidatos a emprego são rejeitados para vagas de emprego, estágio ou trainee muito antes de chegarem a um recrutador para uma entrevista. Uma das razões mais comuns para essa desqualificação prematura é um currículo pouco atraente. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a conseguir um currículo de sucesso.
Um breve resumo de suas qualificações pessoais e experiência abaixo de suas informações de contato oferece aos empregadores uma visão geral rápida e de alto nível de suas principais habilidades e aspirações de trabalho. Geralmente, esse é o primeiro lugar que os recrutadores procuram ao escolher um currículo, portanto, detalhe suas realizações e qualificações objetivamente.
Outro truque é combinar a descrição da oportunidade, tentando usar adjetivos semelhantes aos usados no anúncio de emprego. Por exemplo, se um empregador prioriza alguém com “habilidades de liderança eficazes”, certifique-se de demonstrar isso na primeira seção do currículo e use o espaço fornecido para um resumo profissional e características pessoais.
Além disso, não adianta enfatizar suas realizações profissionais em seu currículo se você não puder demonstrá-las posteriormente. Ao listar suas realizações, é aconselhável lembrar que são os números que realmente impressionam os empregadores. Por exemplo, se um candidato puder ilustrar suas realizações com fatos e números, ou seja, descrever quanta receita ele trouxe para o negócio naquele ano ou como os clientes aumentaram seus investimentos na marca, faça-o de forma objetiva.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e acompanhe nossos destaques de trabalho