Terceirização de serviços de engenharia – risco ou segurança?

A terceirização existe desde que se pode lembrar, mas ganhou maior atenção devido à revolução trazida pela Internet. A terceirização de serviços de engenharia ainda não atingiu a escala alcançada pela indústria de serviços de TI, mas tem potencial para isso.

O principal impulsionador da terceirização é a disponibilidade de recursos de baixo custo em países em desenvolvimento, juntamente com pressões competitivas exercidas sobre organizações em países desenvolvidos. Embora os benefícios da terceirização sejam evidentemente múltiplos, ela não é imune a riscos. Uma estratégia de terceirização eficaz, portanto, deve ter o gerenciamento de riscos integrado à cadeia de suprimentos.

O ecossistema de provedores de serviços no mundo em desenvolvimento pode ser adequadamente descrito como ‘algumas ilhas de excelência no mar da mediocridade’! O truque, portanto, está em identificar agências que representam essas ilhas de excelência. A intenção deste artigo é permitir que o leitor localize os faróis e icebergs em seu caminho para essas ilhas.

Recursos: Em sua essência, a agência para a qual uma tarefa é terceirizada é tão boa quanto a equipe constituinte contratada para a entrega dessa tarefa. Portanto, uma maneira eficaz de diferenciar os vencedores dos que também concorreram é avaliar os principais membros da equipe. Qualificação educacional, diversidade de experiência de trabalho, número de anos na empresa e uma lista de tarefas executadas por eles são bons indicadores para avaliar a competência da equipe.

Free lancers vs organização: Se bons funcionários fossem o único ponto de checagem, poderia facilmente encontrar ‘free lancers’ que não têm o apoio de nenhuma organização. Os free lancers são suficientes para pequenos trabalhos de vez em quando, mas não podem ser confiáveis ​​para grandes tarefas que exigem diversas habilidades de maneira sustentada. Especialmente no setor de serviços, onde o requisito pode ser genérico ou especializado dependendo do tipo de atribuição, é imprescindível que a execução seja realizada por uma equipe composta por vários recursos (com capacidades e pontos de vista diversos). Portanto, deve-se procurar organizações que estejam no ramo há pelo menos alguns anos. Tamanho da organização, registro nos órgãos estatutários locais, presença na web e lista de clientes são alguns dos aspectos a serem examinados.

Qualidade da interação: Antes de contratar qualquer empresa de um país em desenvolvimento, é aconselhável interagir com os profissionais da empresa voltados para o cliente. Por insignificante que possa parecer, clareza de comunicação, agilidade de respostas, compreensão das diferenças culturais, profissionalismo na abordagem e capacidade de fornecer documentos legais para celebração de contrato são sinais muito importantes e indicadores de sucesso da associação.

Localização: A qualidade da infraestrutura varia muito de lugar para lugar nos países em desenvolvimento. Energia ininterrupta, acesso à Internet de alta velocidade, disponibilidade de engenheiros competentes e a capacidade de adicionar ou reabastecer rapidamente o pool de recursos competentes têm um impacto significativo na capacidade de uma agência de atender aos requisitos do cliente. A localização da agência em uma grande cidade metropolitana é obviamente desejável nesta perspectiva.

Licenças de software: Existem muitos free lancers e organizações de pequeno porte que desprezam a exigência de comprar software licenciado impunemente. A maioria dos serviços de engenharia exige o uso de software especial e quase todos os clientes do país desenvolvido possuem uma política de total conformidade legal. Portanto, é importante que seja obtido um compromisso da agência quanto à conformidade técnica legal.

Referências: A avaliação dos recursos, a existência de uma entidade organizacional e a qualidade da comunicação são indicadores de processo, mas não são suficientes para prever o resultado. Nesse sentido, nada melhor do que um histórico de desempenho passado. Uma lista de clientes indica apenas os nomes dos clientes, mas não revela a qualidade da entrega e a satisfação do cliente. É melhor procurar pessoas de contato entre a lista de clientes e obter um feedback em primeira mão sobre as capacidades da empresa e a qualidade da entrega. Uma referência positiva de clientes satisfeitos deve ter alto peso na seleção de uma organização para terceirizar seus serviços de engenharia.

Abordagem incremental: Mesmo com uma avaliação rigorosa, sempre haveria algum risco na terceirização de serviços de engenharia para países em desenvolvimento. Isso decorre de diferenças no ecossistema profissional, método de execução, diferenças de fuso horário e variações de ciclos de negócios etc. Portanto, é prudente começar pequeno e aumentar a associação com a experiência adquirida através de um ciclo completo de engajamento pré-adjudicação , entrega, faturamento e pagamento.

Realizado de forma eficaz, com sucesso terceirização de serviços de engenharia tem o potencial não apenas de economizar custos, mas também de ajudar as organizações a subir na cadeia de valor e almejar um crescimento muito maior.

Source by Shashank Vaidya