Seu currículo está ajudando ou atrapalhando a busca por emprego?

Há quanto tempo você está procurando um novo emprego? Que tipo de feedback você tem recebido? Se você está se candidatando a várias posições e obtendo pouco interesse em troca, o culpado pode muito bem ser seu currículo.

Em minha experiência como Redator de Currículo Profissional Certificado (CPRW) que trabalhou com clientes que abrangem todas as principais indústrias, descobri que um currículo bem formulado e direcionado serve como base para uma busca de emprego bem-sucedida. Aqui estão alguns dos benefícios:

-Um processo simplificado de solicitação de emprego (ou seja, menos ajustes e edição entre os envios)

-Um fluxo constante de entrevistas.

– Fornecer a um entrevistador uma seleção de destaques da carreira que podem facilmente se tornar pontos de discussão, permitindo que você elabore o que você faz de melhor.

Aqui estão 3 cenários comuns que acontecem com a maioria dos candidatos a emprego, juntamente com informações privilegiadas sobre o que isso significa sobre o seu currículo:

1) Sem entrevistas

Embora cada candidato a emprego tenha uma noção diferente do que constitui um número aceitável de entrevistas, nenhuma nunca está bem e aponta para problemas significativos com seu currículo. Esteja atento ao seguinte:

-Segmentação ineficaz: seu currículo é de tamanho único? Documentos excessivamente gerais raramente recebem entrevistas. Reduza sua meta de trabalho para 1-2 posições e certifique-se de que todos os aspectos do currículo destaquem as habilidades em demanda.

-Estrutura inaceitável: Recrutadores e agentes de contratação são muito específicos quando se trata da estrutura de um currículo. Basicamente, seu documento precisa ter um parágrafo de abertura, um histórico de trabalho que separe responsabilidades (em forma de parágrafo) de realizações (em marcadores), e breves seções de fechamento listando educação, treinamento etc. será rejeitado.

-Problemas de incompatibilidade: modelos complexos do MS Word podem causar uma série de problemas quando visualizados por diferentes tipos e versões de software. Remova quaisquer gráficos e logotipos complexos e lembre-se: um currículo é bem-sucedido ou falha com base apenas no conteúdo.

2) Entrevistas que não resultam em ofertas de emprego

Um ótimo currículo define a base para uma ótima entrevista. De fato, muitas das reclamações que os candidatos a emprego têm após uma entrevista morna, incluindo não conseguir se conectar com o entrevistador e ter que elaborar tópicos não relevantes, se resumem a problemas com o currículo. Se você se enquadra nessa categoria, analise seu currículo para as seguintes questões:

-Falta de sucessos concretos: empregos recentes, particularmente aqueles realizados nos últimos 10-12 anos, devem ter uma seção “Principais realizações” ou similar listando os principais sucessos. Aproveite o tempo para desenterrar métricas (se disponíveis) para essas realizações – isso pode ter um enorme impacto durante uma entrevista.

– Muitos empregos não relevantes: Embora seja perfeitamente aceitável ter empregos que abrangem vários setores e tipos, ninguém diz que você deve dar a cada um deles a mesma importância em um currículo. Quais trabalhos são os mais importantes? Permita que eles ocupem a maior parte do espaço do currículo e simplifique os não relevantes.

3) Ofertas de Trabalho Baixas

O telefone toca: é uma oferta de emprego! Único problema? O salário é menor do que o que você ganhava no emprego anterior. Não cometa o erro de pegar algo que subestima suas habilidades: em vez disso, aperte seu currículo. Esteja atento ao seguinte:

– Redação que é leve na liderança: Existem 2 maneiras de pensar na redação de um currículo. A primeira é simplesmente declarar as coisas da forma mais clara possível, como “Gerenciei vários projetos dentro dos prazos e orientei várias equipes”. A segunda é adaptar cada ideia com foco na liderança, como “Liderar vários projetos dentro de prazos agressivos, orientar equipes de projeto e oferecer insights importantes”. Qual abordagem você acha que resulta em ofertas de emprego mais altas?

Foi demonstrado que um currículo bem escrito reduz consistentemente o tempo de busca de emprego e resulta em salários mais altos. Sinta-se à vontade para entrar em contato comigo com quaisquer dúvidas ou preocupações que possa ter. Boa sorte!

Source by Anish Majumdar