Você sabe o que é o pró-labore? E a diferença dele para o salário? Uma empresa com fins lucrativos visa em lucrar isso é obvio, mas para quem trabalha para fazer esse lucro acontecer também merece ser pago a altura de seus esforços. Mas enfim, quanto um funcionário deve receber? Portanto saiba como definir o pró-labore.
O nome dado a remuneração de um sócio administrador é chamado de pró-labore, contudo, mais importante do que saber do que se trata, é necessário saber a diferença para o salário. Portanto fique agora comigo e entenda mais sobre o assunto.
A diferença entre ambos – saiba definir o pró-labore
O pró-labore é uma palavra de origem latina que significa ‘’trabalho’’, ela é empregada na remuneração que um administrador de uma empresa recebe pelos trabalhos prestados. Portanto todos os funcionários que desempenham uma função de atividade administrativa possuem o direito ao pró-labore. É claro que é possível mediante a alguma clausula no contrato com a empresa.
O pró-labore é não possui nenhuma base em nossa legislação trabalhista e por esse motivo é que não tem regras obrigatórias como pagamentos de férias, do FGTS, do 13° entre outros. Isso porque no pró-labore os direitos trabalhistas são completamente opcionais.
Um acordo
O pró-labore é um acordo em que a empresa pode estabelecer com o sócio, por isso pode variar de acordo para acordo, contudo, diferente do trabalhador comum que possui o direito a alguns benefícios, o sócio já não possui.
Portanto, vale ressaltar que o pró-labore possui um imposto especifico que pode variar de acordo com o regime tributário da sua empresa.
É obrigatório?
Sim ele é obrigatório.
O pró-labore é valido a partir do primeiro mês na qual a empresa venha a emitir a primeira nota fiscal.
O sócio que está registrado no contrato social necessita pagar, a previdência na condição de contribuinte que se encontra, sendo obrigatório por fim.
Existe um valor estipulado para o pró-labore? Saiba definir o pró-labore
Não existe um valor estipulado, na realidade como dito anteriormente ele é todo baseado em um contrato feito de forma diferente do salário normal, portanto não tem um salário mínimo para o pró-labore.
Contudo uma boa maneira de definir o pró-labore é se colocar na situação do administrador dos seus negócios, fazendo isso veja o quanto você merecia para administrar seu negócio e baseie o pró-labore nisso, afinal administrar não é uma tarefa simples.
O pagamento do pró-labore
Contudo é importante estar investigando em outras empresas o valor do pró-labore de outros sócios que exercem a mesma função que o da sua empresa. E depois de fazer isso basear o pró-labore.
Por fim, para efetivar o pagamento do pró-labore é necessário usar uma conta corrente pois é a maneira mais simples e convencional, onde o dinheiro é transferido diretamente da conta da empresa para o funcionário.
Leia AGORA, Cartão de crédito e empréstimo para negativados sem burocracia!