Douglas Terenciano

Quais são as obrigações do empregador e as obrigações do empregado?

Muitos brasileiros buscam oportunidades de trabalho temporário, principalmente nos meses de dezembro e janeiro. Na verdade, emprego temporário Tornou-se um tradicional marco do Réveillon no Brasil, que deve abrir 680 mil vagas temporárias, segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário, cerca de 55% delas na indústria e 15% no comércio, setores que lideram a abertura de oportunidades.

O modelo de contratação mais utilizado e recomendado é o contrato de trabalho por prazo determinado previsto na CLT, que se justifica por um período de trabalho pré-determinado em função da natureza ou transitoriedade do serviço. “Os empregadores precisam ficar atentos porque se trata de um contrato especial com suas especificidades, como a duração máxima de dois anos, incluindo possíveis prorrogações, mas apenas uma vez”, explica Izabela Borges, advogada do escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados.

É importante notar que os trabalhadores que assinam um contrato de trabalho a termo têm, na verdade, os mesmos direitos que os trabalhadores que assinam um contrato por tempo indeterminado, mas existem algumas diferenças no conteúdo específico do contrato, tais como:

  • o período prescrito;
  • Extinto por prazo;
  • sem aviso prévio.

Além disso, um empregado não está proibido de ter dois contratos de trabalho por tempo determinado ao mesmo tempo, desde que seja capaz de exercer essas duas atividades sem conflito. Quanto à rescisão do contrato, a Lei do Contrato de Trabalho estipula que, caso o empregador opte por rescindir antes do prazo previsto (sem justificativa), deverá ser paga uma indenização igual à metade da remuneração devida antes da rescisão do contrato.

“De notar que a reforma laboral proíbe o início das férias dois dias antes de um feriado ou de descanso semanal remunerado. Embora esta regra seja apresentada no capítulo das férias individuais, propõe-se também a sua aplicação às férias coletivas”, conclui o especialista.

Perspectivas positivas para contratação temporária

Vagas de emprego ou empregados temporários encontram cada vez mais espaço no mercado de trabalho do país. Segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário, mais de 13 milhões de vagas foram abertas dessa forma desde 2014.

Alexandre Damasio, presidente da Câmara Comercial de Lojistas de San Caetano Sur, explicou: “A contratação temporária oferece às pessoas a oportunidade de obter uma renda regular, mesmo por um período pré-determinado, e por causa das festas de final de ano e início do ano, isso leva a mais vagas durante esse período”.

Apesar dos desafios, as perspectivas para o mercado de trabalho em 2023 são positivas, com as vagas temporárias devendo se manter estáveis ​​com o retorno dos setores varejista, industrial e de turismo do Brasil aos patamares pré-pandemia.

Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e acompanhe nossos destaques de trabalho