Empregadores, funcionários e candidatos a emprego querem saber: “Quais são as habilidades profissionais importantes para o futuro?” O problema é que ninguém sabe!
O problema com a previsão de empregos
A cada poucas semanas, uma revista de negócios, site da Internet ou publicação de imprensa popular produz um artigo prevendo os empregos e carreiras mais procurados no próximo ano, alguns anos ou mesmo década. O problema é que essas previsões são baseadas em dados e tendências atuais, e muitas vezes se baseiam em extrapolações diretas dos dados atuais de emprego. Freqüentemente, informações demográficas e tecnológicas são incorporadas à equação. Projeções e análises adicionais podem ser realizadas, mas nenhuma dessas técnicas é particularmente precisa para prever condições futuras. Isso porque a “explosão” da tecnologia significa que muitos empregos que nem existem hoje representarão grandes oportunidades de carreira no futuro.
A situação de trabalho e carreira
O Departamento do Trabalho dos EUA estima que os graduados de hoje terão de 10 a 14 empregos quando atingirem os 38 anos! Na força de trabalho atual, apenas 25% dos funcionários estão no emprego atual há mais de um ano; enquanto 50% estiveram lá menos de 5!
Os 10 melhores empregos “em demanda” para 2010 nem existiam em 2004″ (estatísticas do vídeo “Did You Know?” criado por Karl Fisch, Scott McLeod e Jeff Bronman, para Corinthian Colleges, Parthenon IV, 2009). Corinthian As faculdades (que incluem as universidades, faculdades e institutos do Everest, bem como a WyoTech) dizem que estão “preparando os alunos para empregos que ainda não existem… usando tecnologias que ainda não foram inventadas”… nem sei ainda são problemas.” A CCi (Corinthian Colleges, Inc.) tem muitas iniciativas para enfrentar esses desafios, incluindo tecnologia, currículo, modos de contato com o aluno e interface instrucional. Mais importante, o reconhecimento do desafio, a vontade de mudança, um investimento em tecnologia de sala de aula e uma atitude “pode fazer” abrem o caminho para o futuro.
Isso não quer dizer que outras empresas e instituições de ensino não compartilhem dessa visão de futuro ou da vontade de mudar. Mas é um exemplo de uma abordagem progressiva e proativa.
Como se Prepara?
É um desafio se preparar para um futuro quando há tanta incerteza e as coisas estão mudando tão rapidamente. O que é necessário não é apenas um “conjunto de habilidades”, mas uma “mentalidade”. As habilidades técnicas que você precisa para ganhar a vida nos negócios, justiça criminal, áreas médicas ou jurídicas são importantes, mas dada a taxa de mudança, outras habilidades são pelo menos de igual valor.
Você provavelmente adivinhou que uma das chaves para o sucesso no ambiente emergente é a educação. Mas a educação não é suficiente. Você deve ter uma atitude de abertura, flexibilidade e vontade de aprender, juntamente com disposição, até mesmo desejo, de abraçar a mudança. E sua educação deve ser enriquecida com tecnologias de aprendizado e abordagens projetadas para envolver o aluno e ensiná-lo a ser um “aprendiz ao longo da vida”. Deve incluir habilidades técnicas, tecnologias da informação, habilidades interpessoais e de comunicação. Também deve incorporar planejamento, pensamento crítico e habilidades analíticas. Esta é uma boa base para qualquer carreira.
Source by Dr. Ben A. Carlsen