É o meio da recessão; Você está procurando por um emprego. À medida que você fica mais desesperado, fica mais vulnerável a anúncios de emprego falsos, golpes online e abusos trabalhistas. Sim, essas armadilhas estão por toda parte – na verdade, novas legislações são necessárias para proteger candidatos a emprego como você. Antes de pedirmos aos nossos políticos que tomem medidas, aqui estão oito dicas para você evitar as armadilhas da caça ao emprego.
1. Identifique anúncios de emprego falsos. Por que alguém publica anúncios de emprego falsos? Porque os recrutadores constroem seu próprio banco de dados de candidatos a emprego coletando currículos – até mesmo os empregos não existem naquele momento. Além disso, empresas em má situação, geralmente start-ups, publicam anúncios de emprego falsos, para que possam fazer com que seus potenciais investidores acreditem que a empresa está contratando e expandindo. Anúncios de empregos falsos aparecem em sites gratuitos e não gratuitos. Se você viu um recrutador repetidamente anunciando um cargo comum, provavelmente é falso.
2. Se um anúncio de emprego não contiver o nome da empresa ou informações de contato, a empresa não está confiante sobre sua reputação ou o empregador não está falando sério. Em ambos os casos, você não quer trabalhar para uma empresa como essa.
3. Evite ser abusado como mão de obra gratuita. Se uma pequena empresa lhe der um teste para escrever um artigo sobre seu produto ou projetar o site da empresa em dois dias, recuse-o. Este não é um teste; isso é abuso trabalhista. No entanto, não há problema em fazer um exame de 4 horas em uma empresa estabelecida. Não aceite nenhum estágio sem pagamento em uma pequena empresa com menos de duas pessoas. Afinal, essa empresa pode desaparecer após o seu estágio.
4. Se um anúncio de emprego exigir o número do seu cartão de crédito ou pedir que você compre seus produtos primeiro, isso é uma farsa. Um trabalho de verdade lhe paga, e não o contrário.
5. Não se candidate a nenhum trabalho de vendas que não ofereça um salário base. A comissão pura geralmente significa exploração pura. Uma posição de vendas genuína sempre oferece um salário base fixo, com comissões para recompensar o bom desempenho.
6. Evite esquemas de pirâmide e armadilhas de marketing multinível. Aqui está um exemplo clássico: “você recruta 10 pessoas, então cada uma delas recruta 10 pessoas, que por sua vez recrutam 10 pessoas cada… você vai ganhar milhões em comissões”. Isso é uma farsa, não um modelo de negócios.
7. Use sites confiáveis de busca de emprego. Mesmo na recessão, ainda há muitos empregos bem pagos e seguros, especialmente no setor público em expansão. Por exemplo, USAJobs.gov fornece empregos no governo federal; GovernmentJobs.com oferece empregos no governo estadual e municipal; JobOversight.com lista muitos empregos de funcionários de universidades e escolas.
8. Sempre questione os especialistas, mesmo na CNN. Os especialistas nem sempre estão corretos – é por isso que estamos agora em recessão. Além disso, cada indivíduo é diferente; você se conhece melhor do que aqueles especialistas que falam na TV para atrair anunciantes. Se você precisar de algum conselho de carreira, pergunte primeiro às pessoas ao seu redor.
Sem leis para proteger os candidatos a emprego, anúncios falsos, fraudes online e abusos trabalhistas tornam-se cada vez mais comuns. Aumente sua conscientização e espero que minhas dicas possam ajudá-lo a evitar essas armadilhas e, eventualmente, conseguir uma ótima carreira. Boa sorte!
Source by Ricky Hoffman