O Spring oferece uma boa oportunidade para aprimorar, revisar e ajustar todos os elementos de uma busca de emprego, de currículos a notas de agradecimento.
Embora você possa estar fazendo quase tudo certo, negligenciar ou manipular apenas uma ou duas partes do processo pode impedi-lo de conseguir um emprego, especialmente neste mercado ultracompetitivo.
Aqui, então, está uma lista de verificação que abrange alguns dos principais elos da cadeia de busca de emprego:
O RESUMO
Quando foi a última vez que você deu uma olhada palavra por palavra, letra por letra, em seu currículo? Certifique-se de que está completamente atualizado e adaptado aos tipos de trabalho que você está procurando. Retomar a escrita é um negócio complicado. “Você precisa fornecer informações suficientes para despertar o interesse do gerente de contratação em saber mais sobre você. Mas se você oferecer muito, eles podem tomar uma decisão rápida que o tira da disputa”, afirma Danielle Dayries, Consultora de Carreira local e Escritor de currículo.
Certifique-se de que seu currículo seja baseado em realizações e não simplesmente em uma descrição do trabalho. Além disso, peça a outra pessoa para olhar seu currículo. Se você não puder pagar um coach de carreira, dê seu currículo a amigos ou familiares para examinarem.
REFERÊNCIAS
Se você não conversou com suas referências ultimamente, ligue ou envie um e-mail. Certifique-se de que eles ainda estejam nos mesmos empregos e diga que você ainda está procurando. Isso ajuda a expandir sua rede, pois as referências podem saber de vagas de emprego. Também é um bom momento para considerar adicionar ou remover algumas pessoas como referências.
CARTAS DE APRESENTAÇÃO
Talvez você tenha configurado alguns modelos básicos com antecedência, mas isso não é suficiente. Cada carta de apresentação que você escreve deve ser voltada especificamente para o trabalho para o qual você está se candidatando.
AFASTE-SE DO COMPUTADOR
É fácil passar 8 horas por dia no computador se candidatando a empregos e sentir que procurou um emprego o dia todo. Adivinhe – milhares de indivíduos viram os mesmos anúncios de emprego, aumentando drasticamente a concorrência e reduzindo as chances de garantir uma posição. Solução: Rede, rede, rede! A Sra. Dayries recomenda a criação de algum tipo de reunião presencial todos os dias da semana. Isso ajuda a estruturar o seu dia, mantém você em contato com o mundo exterior e evita que você se torne complacente ou deprimido, diz ela. É mais provável que você tenha sucesso por meio de pessoas que conhece ou conhece por meio de redes, voluntariado ou por meio de associações profissionais ou de ex-alunos.
“Lafayette tem uma abundância de oportunidades para fazer contatos em uma base profissional. Participe de um almoço da LEDA ou dos eventos mensais de negócios após o expediente da Câmara Lafayette. Certifique-se de reunir o maior número possível de cartões, envie um e-mail de agradecimento e um lembrete sobre seus objetivos de carreira com seu currículo e plante o máximo de sementes possível. Uma vai crescer!” afirma a Sra. Dayries.
AGORA – VOLTE AO COMPUTADOR E DESENVOLVA UMA PRESENÇA ONLINE
Crie um perfil do LinkedIn e preencha-o com o maior número possível de contatos e alcance novos contatos continuamente. “O LinkedIn usa a teoria dos seis graus de separação; você nunca sabe quem seus contatos conhecem e qual desses contatos pode estar contratando. Vários de meus clientes utilizaram o LinkedIn e garantiram entrevistas e, finalmente, emprego”, afirma a Sra. Dayries. Além disso, peça a colegas e associados anteriores que escrevam uma recomendação para você no site. E, enquanto você está nisso, pesquise no Google e verifique o Facebook ou outras redes sociais para garantir que nada embaraçoso apareça.
O SEGUIMENTO
Hoje em dia, é comum se candidatar a um emprego e nunca receber uma resposta da empresa. Sem ser uma praga, tome a iniciativa de fazer um telefonema uma semana ou mais depois de se inscrever. Se nenhum nome estiver listado no anúncio de emprego, use as habilidades de pesquisa para encontrar um. Ou, se você conhece alguém na empresa, verifique se essa pessoa vai colocar uma palavra para você. Você também pode ver se algum de seus contatos do LinkedIn conhece alguém dentro da empresa e obter uma apresentação pessoal dessa maneira.
ENTREVISTAS
Se você está recebendo muitas entrevistas, mas nenhuma chamada de retorno ou ofertas de emprego, dê uma olhada implacável em suas habilidades de entrevista. Esta é uma área em que investir em um coach de carreira pode valer a pena, disse Dayries. Mas se você não puder pagar por um, tente encontrar um grupo de trabalho ou serviço que conduza entrevistas simuladas gratuitas. Dayries recomenda fortemente explorar os serviços gratuitos fornecidos pelo The Lafayette Business and Career Solutions Center. Além disso, no mesmo dia da entrevista, certifique-se de enviar uma nota de agradecimento por e-mail ou correio normal.
SISTEMAS DE SUPORTE
Finalmente, reconheça que procurar um emprego – especialmente em um mercado como esse – pode ter um custo psicológico. Não leve para o lado pessoal se sua busca por emprego estiver demorando muito. Muitos excelentes candidatos a emprego, vítimas da crise econômica, estão no mesmo barco agora.
Mesmo nos melhores momentos, uma busca por emprego geralmente é sobre rejeição – e isso pode ser difícil de suportar. Manter contato com familiares, amigos, redes profissionais e colegas de trabalho pode ajudá-lo a manter uma atitude positiva e um senso de perspectiva.
“Eu trabalhei com muitas pessoas que sentiam que seu estado de desemprego era um reflexo de seu caráter”, diz Dayries, “acho que isso é um erro”. Em vez disso, ela aconselhou, reconheça que dói perder um emprego. Dê a si mesmo um pouco de tempo para chafurdar, mas perceba que nesta economia, as demissões acontecem. Então levante-se e siga em frente.
Source by Danielle Dayries