A entrevista por telefone é uma parte crucial da fase de contratação, porque se você não conseguir causar uma boa primeira impressão ao telefone, suas chances de ser convidado para uma entrevista pessoal são nulas. Abaixo estão 7 dicas para ter em mente para entrevistas por telefone bem-sucedidas.
1. Escolha um ambiente tranquilo. Certifique-se de que está atendendo a chamada em um lugar onde não será distraído e onde não haverá ruídos de fundo, como televisão, rádio, cachorros latindo, crianças chorando, etc. uma ligação no seu celular enquanto estiver no supermercado, pergunte à pessoa se você pode ligar de volta ou colocá-la em espera até encontrar um lugar calmo e isolado para falar. Melhor ainda, pergunte ao interlocutor se você pode agendar a entrevista para um horário mutuamente conveniente, de preferência para quando você puder ficar longe da confusão e fazer anotações.
2. Prepare-se como faria para uma entrevista pessoal. Você pode ser do tipo que pode responder a perguntas rapidamente e talvez saiba a descrição do trabalho muito bem de cor. Ainda assim, é melhor se preparar com antecedência e ter suas anotações, a descrição do trabalho, seu currículo e quaisquer outros materiais de referência que você precise ao seu alcance. A maioria das entrevistas por telefone são chamadas de triagem eficientes feitas pelos recrutadores. Eles querem saber se você se encaixa nos critérios da descrição do trabalho e se seu salário está no estádio. Recrutadores experientes geralmente podem determinar isso rapidamente. No entanto, você pode descobrir que alguns recrutadores preferem ter uma conversa mais aprofundada com você e, às vezes, é o gerente de contratação que conduz a entrevista por telefone. Apenas no caso, você deve se preparar como faria para uma entrevista pessoal completa.
3. Esteja preparado para responder a perguntas de triagem. O objetivo típico da entrevista por telefone é selecionar candidatos. O entrevistador está à procura de bandeiras vermelhas. Ele ou ela está tentando restringir o campo de candidatos e selecionar as melhores combinações para convidar para uma entrevista cara a cara. Você receberá perguntas como:
- Por que você está procurando uma nova posição? (Responda de maneira positiva, não importa o quão infeliz você esteja com sua situação!)
- Ande-me através de seu fundo. Por que você saiu daqui, por que você saiu de lá…? (Sempre dê uma interpretação positiva ao seu motivo para sair. Fale sobre o que você fez em sua experiência anterior no que se refere ao cargo em questão.)
- Quais são seus pontos fortes/fracos?
- Qual foi a sua maior realização durante a sua última posição?
- Em quais projetos específicos você trabalhou?
- Por que você está interessado em nossa posição/empresa?
4. Envolva-se com boas perguntas. Em primeiro lugar, definitivamente faça perguntas. No entanto, não pergunte o que poderia parecer ser perguntas do tipo “é tudo sobre mim”. Além disso, nesta fase, é melhor que o entrevistador seja aquele que menciona dinheiro ou benefícios. Esses são tópicos que você pode ter que abordar quando perguntado sobre eles durante uma entrevista por telefone, mas é melhor deixá-los, se possível, até os estágios posteriores e/ou finais do processo de contratação. Seu único objetivo neste momento deve ser convencer o entrevistador de que suas habilidades e experiência atendem às necessidades dele. Pergunte ao entrevistador como o sucesso é definido para esta posição. Pergunte ao entrevistador quais são os elementos mais importantes da descrição do trabalho. Pergunte ao entrevistador por que a vaga está aberta. Esses são exemplos de boas perguntas para uma entrevista por telefone. E, claro, ouça bem suas respostas, tomando notas, se puder.
5. Fale claramente. Esta pode ser uma dica óbvia, mas é uma coisa tão importante para se lembrar com entrevistas por telefone, porque é através de suas palavras e seu tom de voz que você tem a chance de causar uma ótima impressão. Mantenha o bocal perto da boca. Não masque chiclete, não coma, beba ou fume. Os sons são amplificados pelo telefone – os sons de bater, mastigar, engolir e inalar / exalar certamente serão captados. Além disso, se sua boca estiver ocupada com essa outra atividade, você não será tão coerente quanto precisa quando precisar falar.
6. Use o nome do seu entrevistador. Anote o nome do entrevistador quando o ouvir pela primeira vez e use-o ocasionalmente durante a conversa. As pessoas gostam do som do próprio nome, e esta dica fácil ajudará você a construir um relacionamento. Mas cuidado para não exagerar. A palavra-chave aqui é “ocasionalmente”. Usar o nome de uma pessoa toda vez que você responder pode soar artificial e antinatural.
7. Sorria. Deixe o entrevistador “ouvir o sorriso” em sua voz. Alguns especialistas dizem que você deve colocar um espelho onde está fazendo a entrevista para que possa se observar e, assim, lembrar-se de sorrir. Se você preferir não fazer isso, pelo menos tenha um post-it com a palavra “sorriso” escrito nele e coloque-o onde você possa vê-lo durante a ligação. A entrevista por telefone priva você da chance de comunicar seu entusiasmo e interesse por meio de suas expressões faciais e contato visual. Sua voz é a única maneira de projetar energia positiva e transmitir como se sente. Você naturalmente se sentirá mais entusiasmado quando sorrir, e sua voz definitivamente refletirá seu sorriso.
Source by Angela Loeb