Você já ouviu falar que o cartão de crédito pode ser seu pior inimigo? Ao ouvir isso, podemos ficar sem entender, já que diante tantas situações ele é a melhor solução para nós, principalmente em compras grandes.
E por que será que também é taxado de vilão? A questão é que esse melhor amigo para suas horas de aflição, pode também estar te afundando sem você perceber, de forma com que suas dívidas só multipliquem.
No entanto, será que existe uma forma de usar sem se enrolar? Como todas as coisas do mundo, existem formas de usar conscientemente ou abusivamente, basta você saber as maneiras corretas.
Sendo assim, para entender mais sobre o assunto e saber como deve usar seu cartão, continue lendo este artigo.
- VEJA TAMBÉM:
Por que o cartão de crédito pode ser um vilão?
Quando você possui um cartão de crédito, no início pode utilizar de forma saudável e consciente, porém com o uso constante pode se prejudicar e acabar não percebendo, através de parcelas inacabáveis.
Pois, quando você vai fazer uma compra e tem um cartão, vem o famoso pensamento “vou pagar só mês que vem”, porém este pensamento vem de forma frequente e você acaba esquecendo do restante das contas do mês seguinte.
O que resulta em dívidas, pois ao chegar a hora de pagar tudo, você não vai conseguir, e acabar parcelando sua fatura do cartão, o que é uma opção que o Banco diz como facilitadora, mas você acaba pagando o valor duas vezes, pois os juros são imensos.
Visando esses pontos, o cartão de crédito pode sim ser um grande vilão, se não for usado da maneira correta.
Qual seria a maneira correta de usar um cartão de crédito?
O cartão de crédito deve ser usado apenas para emergências, como compras em valores muito altos, as quais você não tem condições de pagar de forma á vista, e aí sim o cartão será totalmente útil.
As compras pequenas, como uma ida ao mercado ou uma compra na padaria, não devem ser pagas com o cartão, pois é de valores mínimos que chegamos ao extremo e nos aborrecemos ao ter que pagar tudo, já que contas pequenas não levamos em consideração, mas acumuladas podem gerar transtornos.
Sendo assim, encare seu cartão de crédito como uma alternativa de emergência, uma reserva financeira, para que em momentos em que você não tenha dinheiro ou precise comprar valores altos, o utilize.
Comprar parcelado ou à vista?
A opção parcelado é sempre priorizada em casos extremos, ou que você precisa comprar com rapidez e não tenha o dinheiro em mãos.
Contudo, a opção à vista será sempre a mais benéfica, pelo fato de ser algo quitado no exato momento e que não ficará vestígios no próximo mês.
Conclui-se com este artigo, que é preciso você ter atenção e cuidado a qualquer finança que deseja fazer ou investir, pois tudo tem que ser executado de forma cautelosa e com responsabilidade.
[totalpoll id=”1475″]