O Movimento Competitivo Brasileiro (MBC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizaram uma pesquisa intitulada “Transformação Digital, Produtividade e Crescimento Econômico”. Pesquisas mostram que empregos formais estão sendo substituídos por empregos digitais.
A pesquisa mostrou que o número de empregos digitais cresceu 4,9% em cinco anos em comparação com outras ocupações. Esses números refletem como os profissionais conseguiram se adaptar e se reinventar diante das mudanças e crises socioeconômicas. Além disso, observam-se salários acima da média e maior produtividade.
crescimento do emprego
Os produtos digitais no Brasil cresceram 5,7% nos últimos cinco anos, em comparação com 7,1% na América do Norte, mostrou a pesquisa. Além disso, o relatório disse que se o mercado oferecesse mais oportunidades de empregos digitais, a economia brasileira teria potencial para alcançar um crescimento de mais de 400 bilhões de reais.
No entanto, uma força de trabalho qualificada continua sendo um desafio. O setor produtivo e o governo perceberam a importância da transição e seu impacto na economia. Mas a dificuldade de conseguir mão de obra qualificada é um dos gargalos desse avanço.
Por isso é importante investir na qualificação desses profissionais, além de mantê-los atualizados e qualificados. Impulsionar iniciativas de inovação para serem mais destacadas, principalmente nos mercados doméstico e internacional. O estudo também mostra que investir na educação básica e inclusiva, estimulando ciência, tecnologia, engenharia e matemática, vai destacar ainda mais o potencial do Brasil.
É preciso considerar iniciativas e alternativas de capacitação profissional e apoiar parceiros interessados em agregar esses serviços, como treinamentos, atualizações, capacitações e cursos de capacitação.
Pesquisas mostram que a transformação digital do Brasil é um caminho para colher ganhos produtivos e ampliar o crescimento econômico do país.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques