O novo livro de Daniel Edds Leveraging the Genetics of Leadership: Cracking the Code of Sustainable Team Performance usa uma metáfora de DNA e genética para descrever como a liderança pode ser um sistema projetado. Nestas páginas, ele explora por que o pensamento sistêmico cria uma oportunidade maravilhosa para repensar a liderança organizacional.
Edds sente que livros mais do que suficientes foram escritos sobre liderança. Mas a maioria desses livros enfoca a importância da liderança pessoal e como o leitor individual pode se tornar um líder melhor. Edds adota uma abordagem diferente, mostrando como a liderança pode ser um sistema que governa como toda a organização opera. Ele então analisa qual seria o DNA desse sistema, como o sistema seria estruturado e como isso afetaria a produtividade, o lucro e, o mais importante, a satisfação no trabalho entre os funcionários.
Enquanto Edds fazia sua pesquisa para este livro sobre como a liderança poderia funcionar como um sistema, ele encontrou exemplos de organizações onde já existiam sistemas de liderança em lugares tão diversos como a Máfia, o Exército dos EUA, o Exército da Salvação e sistemas escolares.
Em Alavancando a genética da liderança, Edds usa alguns exemplos muito específicos de organizações que tornaram a liderança sistemática, muitas vezes sem perceber. Ele conta as histórias dessas organizações, analisa como elas operam e compartilha suas entrevistas com seus líderes. No processo, ele explora os mesmos elementos de liderança de qualidade sobre os quais muitos outros escreveram – a diferença é que ele analisa como organizar os elementos de maneira diferente para que possam funcionar de maneira eficaz para as organizações. Ele afirma: “Acredito que a oportunidade da próxima geração não será adquirir e implementar mais tecnologia, mas projetar as maneiras pelas quais os humanos devem interagir para liberar a capacidade humana básica de inovação, criatividade e transformação. Se pudermos fazer isso, as possibilidades são infinitas.” Consequentemente, o objetivo deste livro é inovar a liderança como um sistema organizacional.
Edds argumenta que tornar a liderança sistêmica nas organizações também melhorará a satisfação no trabalho. Ele está bem ciente das estatísticas que mostram que a maioria dos funcionários está infeliz em seus empregos; alguns são basicamente retirados, enquanto outros estão sabotando intencionalmente seus funcionários. Ele afirma: “Ninguém deve se envergonhar de onde trabalha. Apesar de toda a retórica sobre as pessoas serem nosso ativo mais importante, na maioria das vezes, é apenas um palavrão destinado a inspirar a força de trabalho. Os dados mostram que a realidade é muito Este livro é em grande parte minha tentativa de dar voz aos milhões de pessoas inteligentes e trabalhadoras presas em organizações onde a mediocracia impera.” Ao aplicar a mentalidade e os conselhos encontrados em Alavancando a genética da liderança, as organizações podem perceber os benefícios da liderança com pensamento sistêmico. Como afirma Edds, os sistemas sempre produzem mais do que a soma de suas partes individuais. Eles “pegam um mais um e criam dez”.
Os argumentos de Edds são convincentes porque ele os apoia analisando quatro organizações diferentes e o propósito por trás de cada um de seus sistemas de liderança. Ele discute uma organização de manufatura que se concentra na liderança servidora e no envolvimento dos funcionários, um sistema de saúde nativo americano que se concentra em relacionamentos, uma empresa de manufatura multinacional focada na segurança dos funcionários e um sistema escolar. Ele também fornece um exemplo de uma organização de saúde que mudou seu foco de atendimento ao paciente para receitas, com resultados catastróficos.
Edds destaca a triste verdade de que a maioria das organizações não ensina seus gerentes e líderes a liderar. Esses líderes em grande parte tiveram que descobrir as coisas por si mesmos e, no processo, receberam feedback e sugestões de sua equipe para ajudar a desenvolver um sistema que funcionasse para todos. O sucesso dessas organizações prova que a liderança sistêmica funciona e é provavelmente a onda do futuro.
Citando uma pesquisa da Gallup, Edds afirma que os millennials querem empregos com os quais possam se conectar emocional e comportamentalmente – empregos que ajudem a cumprir seu desejo de uma vida de propósito com equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Os empregadores precisam entender que devem construir uma forte marca de funcionários para atrair os millennials – ou sair do negócio porque não terão mais força de trabalho quando as gerações anteriores se aposentarem. Além disso, Edds discute como o envolvimento da força de trabalho é impulsionado principalmente pelo relacionamento do trabalhador com seu gerente. Estudos mostram que as pessoas não desistem de empregos; eles desistem dos chefes. Edds não retém nenhum soco quando afirma: “O trabalho da liderança é tirá-la da coleira que o medo, o controle e o desrespeito criam”.
Uma forma de ajudar os funcionários a se envolverem na liderança da empresa é fazer com que os líderes e gerentes parem de resolver problemas para eles. Fazer isso é desrespeitoso porque mina a crença de que os humanos são altamente inteligentes e capazes de resolver problemas complexos. Edds diz que, em vez de ser um solucionador de problemas, um líder deve aprender a se tornar um criador de problemas. Eles devem saber como enquadrar um problema com precisão para que seus funcionários possam aprender a resolver problemas por conta própria e experimentar a satisfação de fazê-lo. Essa liberdade aumenta a estima dos funcionários, cria um senso de propriedade e faz com que eles se sintam psicologicamente seguros para que se sintam encorajados a continuar sendo inovadores.
Muito mais poderia ser dito sobre Alavancar a genética da liderança, mas você terá que ler o livro para entender as discussões de Edds sobre como Lean e kaizen se aplicam ao pensamento sistêmico nas organizações, bem como o papel da liderança servidora nas organizações de liderança sistêmica , e muito mais. A nova reviravolta deste livro sobre liderança o torna inestimável. Todo líder deve ler este livro, depois comprar uma cópia para que todos em sua organização leiam e, em seguida, coletar feedback e ideias de sua equipe sobre como criar ou transformar seu próprio sistema de liderança.
Source by Tyler Tichelaar