Um novo relatório intitulado Workforce Confidence Index, publicado pela plataforma corporativa LinkedIn, mostra que o trabalho remoto está ganhando força à medida que mais empresas reconhecem os benefícios desse modo de trabalho.
A pesquisa observou um aumento de 28% na preferência pelo trabalho remoto nos últimos dois meses. A pesquisa é enviada por e-mail para usuários da plataforma nos Estados Unidos a cada duas semanas, com cada versão obtendo entre 3 e 5.000 respostas.
Em novembro passado, havia uma diferença de 30% entre os profissionais que trabalhavam presencialmente (55%) e os que trabalhavam remotamente (25%). No entanto, essa diferença caiu para 22%, já que, em janeiro, 28% dos profissionais pesquisados disseram estar trabalhando em modo remoto.
Além disso, o trabalho misto também está se tornando mais popular, aumentando para 18% este ano, de 16% em novembro de 2022. O número de profissionais trabalhando presencialmente diminuiu, chegando a 50%. Isso indica que menos pessoas estão trabalhando no modo presencial e mais pessoas estão trabalhando no modo híbrido ou remoto.
Os resultados do trabalho remoto variam de acordo com o tamanho da empresa, por exemplo, em grandes empresas com mil ou mais funcionários, os profissionais de modo remoto são mais numerosos em 33%. Para empresas de 1 a 200 funcionários, o percentual é de 26%. Isso se compara a 27 por cento para organizações de médio porte com 201 a 1.000 funcionários.
Vantagens de trabalhar remotamente
Também há vantagens em trabalhar remotamente, e é por isso que pode estar ganhando popularidade. Como um horário mais flexível e um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Além disso, os profissionais gastam menos tempo se deslocando e economizam mais.
As empresas também acabam se beneficiando porque podem buscar talentos em outros países, já que outra pesquisa apontou que mais profissionais de TI estão sendo contratados por empresas estrangeiras e as organizações estão gastando mais com energia e outros custos.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias Acompanhe nossos destaques