Flashback de janeiro de 2008. Começou bem, mas se desintegrou dramaticamente ao longo do tempo para terminar em um estado financeiro sombrio que afetou cada um de nós de alguma forma. Certamente tornou o gerenciamento de RH muito mais desafiador do que em cenários normais de negócios. Sabemos que milhões de empregos foram eliminados ao longo do ano, com as consequências de perdas significativas de empregos se estendendo até 2009.
À medida que a economia se deteriorava, a segurança no emprego tornou-se de suma importância para os funcionários. Perto do final do ano, os funcionários tornaram-se muito mais relutantes em procurar outro emprego e diminuíram as oportunidades de fazê-lo devido ao número menor de vagas. Os empregadores se viram na posição diametralmente oposta de demitir funcionários enquanto ainda contratam para trabalhos especializados. Mesmo assim, naturalmente ainda havia rotatividade de funcionários em todos os setores.
Como sua empresa se compara às estatísticas médias de faturamento de 2008 para o seu setor? A Compdata, uma empresa que fornece pesquisas salariais de alta qualidade (e cujas pesquisas eu uso frequentemente na condução de estudos de preços de mercado para meus clientes) divulgou recentemente suas descobertas para o faturamento de 2008 por setor. Leia as tabelas listadas abaixo, cortesia da Compata Surveys. Estes dados foram retirados do Levantamento de Dados de Compensação da Compdata.
Taxas de faturamento de 2008 por setor
Volume de Negócios Voluntário de 2008
Todas as Indústrias 12,5% – Serviços Públicos 7,8% – Indústria 10,4% – Sem Fins Lucrativos – 12,6% Imobiliário/Construção 13,8% – Serviços 14,0% – Serviços Financeiros 14,0% Distribuição/Armazém 14,9% – Saúde 15,7% – Outros 15,9% – Tecnologia 17,2% – Hospitalidade 27,2%
Volume de Negócios Total de 2008
Todos os setores 18,7% – Utilities 11,1% – Sem fins lucrativos 16,4% – Manufatura 16,5% – Serviços Financeiros 19,0% – Serviços 19,8% – Saúde 20,8% – Tecnologia 21,7% – Imobiliário/Construção 21,9% – Outros 24,0% Distribuição/ Armazém 24,4% – Hospitalidade 36,9%
Observe a diferença de números por setor entre a primeira e a segunda tabelas. Para todas as indústrias, a rotatividade voluntária foi de 12,5% em ’08, com a rotatividade total em 18,7% significando que as rescisões involuntárias foram de 6,2% no ano passado. Será interessante receber as estatísticas de faturamento de 2009 da Compdata no próximo ano e compará-las com essas tabelas para quantificar ainda mais o impacto de todas as perdas de empregos deste ano.
Como você pode ver, há uma grande diferença entre as taxas de rotatividade informadas pela indústria, particularmente aquelas encontradas na tabela de rotatividade total. Você pode imaginar ter que substituir quase 40% de seus funcionários todos os anos, como fizeram os da indústria hoteleira (em média)? Isso leva muito tempo, energia e equipe de RH para acompanhar essa carga de trabalho! Encontre seu setor para saber como sua empresa se compara a essas taxas médias de rotatividade de 2008. Você também pode calcular seu faturamento real para o primeiro trimestre de 2009 para ver como está acompanhando os números reais do ano passado ou usar os números fornecidos neste artigo como uma comparação de referência.
Lembre-se de que, ao identificar e rastrear padrões com base em informações factuais, você pode prever e gerenciar melhor o RH para os próximos 3 a 6 meses. E esteja melhor posicionado para gerenciar proativamente o RH de maneira positiva!
Copyright 2009 Regan HR, Inc.
Source by Becky Regan