As demissões na indústria de tecnologia se intensificaram nos últimos meses, levantando preocupações. Somente nos EUA, demissões em massa em grandes empresas de tecnologia cortaram quase 60.000 profissionais. Google, Meta, Twitter, Amazon e Microsoft viram demissões.
Segundo o Google, anunciou em 20 de janeiro que vai demitir cerca de 12.000 funcionários. A Microsoft anunciou que demitirá 10.000 funcionários a partir de março deste ano. A Amazon fez o mesmo, cortando 18.000 empregos.
As demissões acontecem em meio a temores de uma crise financeira no final do ano. Além disso, grandes empresas de tecnologia dizem que contratam demais durante a pandemia para atender à demanda.
Clipes no Spotify
A Spotify Technology anunciou em 23 de janeiro que também planeja demitir 6%, ou cerca de 600 funcionários. Além disso, foi anunciado que Dawn Ostroff, vice-presidente de conteúdo e publicidade, também deixará o cargo devido a uma reorganização interna da empresa.
Em setembro passado, o Spotify tinha quase 10.000 funcionários. Eles esperam que os custos de compensação para demissões em massa cheguem a 254 milhões de reais. No entanto, as ações da empresa subiram 3,5% em meio às negociações.
O anúncio da empresa de música com sede na Suécia sobre cortes de empregos ocorre enquanto outras grandes empresas de tecnologia cortam empregos em todo o mundo. Outubro de 2022 também anunciou que reduzirá suas contratações este ano.
Qual a motivação para o corte?
O motivo é a queda nas vendas e as contratações excessivas durante a pandemia de Covid-19. Outro fator é que Google, Amazon, Apple, Microsoft e Meta perderam coletivamente cerca de US$ 4 trilhões no mercado.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques