O Dia da Engenharia foi comemorado em 10 de abril. Neste dia, as pessoas comemoram a contribuição desta atividade para a vida da sociedade humana e a criação de estruturas que facilitam e revolucionam a vida cotidiana. Avanços em campos como edifícios, máquinas, computadores e até genética são todos graças à engenharia. De acordo com o portal de recrutamento e seleção Empregos.com.br, existem mais de 1.180 oportunidades de trabalho neste setor em todo o país.
“Durante a quarentena provocada pela pandemia de Covid-19, a indústria da construção civil tem mostrado resiliência. Apresenta forte recuperação desde o início da fase de reabertura”, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa da América Latina especializada em tecnologias de revestimentos Tatiana Fasolari comentou. Os empregos de engenharia ainda estão entre as 20 ocupações mais bem pagas do país, de acordo com a plataforma.
De acordo com o portal de seleção de recrutamento Empregos.com.br, as melhores classificações salariais incluem engenheiro de minas (5º com R$ 10.000), coordenador de engenharia (7º com R$ 10.000), engenheiro clínico (nº 8, salário de 10.000 reais). 9.500 reais), engenheiro eletricista (10º, salário 9.000 reais), agrônomo (11º, salário 8.800 reais).
Tatiana destacou que a valorização desses profissionais é extremamente importante para o crescimento da economia brasileira, já que a construção civil responde por 6,4% do PIB do país e 34% do total da indústria brasileira.
Dicas de entrevista de emprego
O desafio de superar outros concorrentes em entrevistas de emprego é cada vez maior. Quem está há muito tempo fora do mercado de trabalho tende a sentir essa pressão com mais facilidade, pois muitas vezes afeta a autoestima e a confiança desses profissionais.
Muitas vezes, a insegurança é grande na hora de recrutar, principalmente na hora de explicar saídas de longo prazo. Ser otimista e transparente sobre as dificuldades da recolocação pode ajudar a conquistar novos cargos, mas também é importante deixar claro que os meses de férias não são em vão. Em vez disso, o tempo é usado para recuperar, fazer aulas, estudar e voltar ao trabalho ainda mais preparado do que antes. É fundamental que os candidatos não deixem que a frustração, o medo e a insegurança tomem conta, pois isso pode afetar o desempenho em entrevistas ou dinâmicas de equipe.
Os colaboradores devem ser transparentes e honestos sobre o momento que estão vivendo, mas ao mesmo tempo projetar confiança e a convicção de que estão prontos para fazer o melhor em novas oportunidades.
A instabilidade da economia do país tem levado muitas empresas a cortar custos, resultando na perda de empregos de bons profissionais. É importante analisar o ramo de atividade em que você busca vagas de emprego para observar as possibilidades. Lembre-se: cada setor/área tem suas características e, mesmo em tempos de crise, muda mais ou menos rápido.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e acompanhe nossos destaques de trabalho