Job Hunting – Dicas sobre Job Hunting em um mercado de trabalho brutal

Ficou brutal lá fora. Os mercados de trabalho nos Estados Unidos se transformaram em zonas de combate onde apenas os mais bem preparados, os mais persistentes e às vezes os mais sortudos sobrevivem à carnificina.

Mas por “sobreviver” não quero dizer conseguir um emprego de salário mínimo no Wal-Mart ou no McDonald’s se você passou quatro anos na faculdade. Sobrevivência significa encontrar a posição na carreira para a qual você foi treinado – e isso é uma tarefa muito difícil nos dias de hoje.

O desemprego geral está agora oscilando entre nove e dez por cento, como todos sabem quem assiste ao noticiário da noite, mas em alguns campos e áreas geográficas é muito pior. Por exemplo, para caçadores de emprego entre 20 e 24 anos, é de 15%, e para trabalhadores mais velhos (acima de 50), é de 12%. É verdade que essas taxas estão caindo muito, muito gradualmente, mas os economistas não esperam quedas significativas no desemprego até pelo menos meados de 2011.

As diferenças regionais também são significativas, com o crescimento do emprego mais lento no Nordeste e no Sudoeste, de acordo com o USA TODAY, e as áreas do Meio-Atlântico e dos Grandes Lagos experimentando o crescimento mais rápido, embora a partir de uma base baixa. A contratação geral de colarinho branco agora é mais forte no Sudeste.

Alguns campos específicos estão se mostrando mais promissores do que outros – a contratação de engenharia está em alta, assim como serviços de informática, serviços jurídicos, assistência médica, contabilidade e pesquisa científica, de acordo com o jornal.

Mas seja qual for o seu campo ou profissão, a procura de emprego tornou-se um ato de sobrevivência nos dias de hoje, um conjunto de tarefas que você realmente precisa realizar da maneira mais metódica e inteligente possível. Seu futuro depende disso. E embora as opiniões variem sobre exatamente quais são essas tarefas, aqui estão algumas que quase todos os especialistas concordam que são vitais para a busca de emprego eficaz em 2011.

Desenvolva um currículo de alto nível – Isso é muito importante. Portanto, não tenha vergonha de procurar ajuda profissional para desenvolver o seu.

Rede, Rede, Rede – Algumas coisas nunca mudam. Especialistas em carreira estimam que pelo menos 70% dos empregos de colarinho branco ainda estão sendo preenchidos por meio de redes. Comece fazendo uma lista de todos que você conhece que possam conhecer alguém que possa ajudá-lo a conseguir um emprego. Além disso, familiarize-se com o LinkedIn, configure seu perfil lá e participe de fóruns.

Personalize suas cartas de apresentação – Desculpe, não há uma maneira fácil de escrever cartas de apresentação. Você precisa de uma carta de apresentação personalizada e bem escrita para cada trabalho que você se candidatar. Usar uma carta genérica é menos trabalhoso, mas ficar desempregado também.

Participe de Feiras de Carreira – Compareça ao máximo que puder. Eles oferecem uma excelente oportunidade de conversar pessoalmente com os funcionários da contratação e, em última análise, essa é a melhor maneira de conseguir um emprego.

Participe de sites de emprego online – Não ignore sites e recursos da Internet. Existem agora milhares de sites gerais e especializados – tornou-se um grande negócio. Mas você deve usar esses sites de busca de emprego on-line com conhecimento e seletiva. Não exploda seu currículo em todos os lugares – encontre alguns sites relacionados à sua especialização e concentre seu precioso tempo neles.

Use seu escritório de colocação na faculdade – Passe muito tempo em seu escritório de colocação da faculdade. Agora, como há décadas no passado, não há lugar melhor para pesquisar oportunidades de emprego e conhecer recrutadores. E lembre-se, os escritórios de colocação de faculdades existem para atender ex-alunos e recém-formados.

Mudar se necessário – As oportunidades de trabalho variam enormemente por área ou profissão, bem como por área geográfica. Faça alguma pesquisa de caça de emprego online. Em quais áreas do país as oportunidades são atualmente melhores em seu campo? Você poderia se dar ao luxo de se mudar para lá por algum tempo para realizar uma busca intensiva de emprego?

Trabalhe duro para isso – Os especialistas recomendam que você planeje fazer do seu trabalho de caça uma ocupação em tempo integral. Passar apenas uma ou duas horas online à noite não será suficiente no mercado de trabalho hipercompetitivo de hoje. “Planeje fazer até 40 telefonemas por semana e enviar entre 15 e 20 cartas para possíveis empregadores, recrutadores e outros”, diz Greg Gostanian, diretor da empresa de busca de empregos executivos ClearRock.com. “É importante manter a qualidade em mente… mas não há dúvida de que parte desse processo é um jogo de números. Em uma economia lenta, você precisa melhorar suas chances fazendo mais contatos.”

Source by Joseph L Ryan