Profissionais de todo o mundo estão sofrendo de esgotamento profissional, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Fórum para o Futuro. Mais de 40% dos trabalhadores de escritório se sentem esgotados em comparação com o pior da pandemia de Covid-19.Este sentimento é mais forte lá fora
Incerteza econômica, demissões em massa e pressão para retornar ao trabalho 100% presencial são razões, disse a pesquisa. A maioria dos casos de burnout ocorre entre mulheres e profissionais jovens.
Greves recentes no Reino Unido paralisaram a região, enquanto os sindicatos do setor público protestam contra o que consideram aumentos salariais muito baixos. No Japão, o governo está recorrendo às empresas para ajudar os profissionais a lidar com a maior inflação no país asiático desde 1981.
Os EUA também têm encontrado dificuldades, principalmente devido às demissões em massa, como as de grandes empresas de tecnologia, e o retorno ao trabalho presencial não é mais uma opção, mas obrigatória. No entanto, nos países da América do Norte, a satisfação do trabalhador parece ser um pouco maior em comparação com profissionais de outros países.
Quarenta e um por cento dos profissionais dos EUA disseram que se sentiam mais cansados, em comparação com uma média global de 42 por cento.
Para realizar a pesquisa, o Forum for the Future entrevistou profissionais dos Estados Unidos, Japão, Austrália, França, Alemanha e Reino Unido, cerca de 10.243 profissionais entre novembro e dezembro do ano passado. Pesquisas indicam que funcionários com benefícios mais flexíveis (horários e locais de trabalho) são os mais satisfeitos, produtivos e menos propensos a deixar o emprego.
A pesquisa também revelou que profissionais com horário regular têm o dobro de chances de estar procurando um novo emprego.
Outro fator que contribui para a sobrecarga do trabalhador é o excesso de tecnologia, que está sujeito a tantas novidades que acaba tendo que lidar com muitas ferramentas, não apenas reuniões online. De acordo com uma pesquisa da Okta, a média das grandes empresas usa 211 aplicativos diferentes.
O que é a Síndrome de Burnout?
A síndrome de Burnout é um estado de esgotamento mental e físico resultante do esgotamento emocional crônico devido ao estresse e ao estresse no trabalho. Os sintomas incluem desânimo, falta de motivação, irritabilidade, apatia e diminuição da sensação de realização pessoal e profissional.
Outros sintomas podem ocorrer, como cansaço persistente, dificuldade de concentração, problemas de sono, dores musculares e de cabeça, sentimentos de ansiedade e depressão e até problemas no sistema imunológico e cardiovascular.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques