Na última segunda-feira, 20, o governo federal relançou o programa “Mais Médicos para o Brasil”, também conhecido como “Mais Médicos”. Lançado em 2013 para contratação de médicos cubanos, o foco principal agora é a contratação de profissionais brasileiros. O Mais Médicos para o Brasil oferece 15 mil vagas de emprego em todo o país.
O principal objetivo atual do programa é priorizar a contratação de profissionais da área da saúde brasileira e é aberto a cirurgiões-dentistas, enfermeiros e assistentes sociais. Além disso, o programa Mais Médicos do Brasil ajuda os alunos a pagar o Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies).
Até o final deste ano, serão 28 mil profissionais residentes em todo o país, distribuídos principalmente em áreas extremamente carentes. Dessa forma, 96 milhões de brasileiros terão acesso aos serviços de atenção primária à saúde.
Benefícios do Mais Médicos para o Brasil
Além de auxiliar na redução das mensalidades do Fies, o programa oferece diversos outros benefícios aos profissionais de saúde participantes.
Os profissionais participantes receberão bolsas no valor total de R$ 12.386,50 mensais. Também terão direito a seis meses de licença-maternidade, período em que as participantes receberão uma bolsa para complementar o valor do auxílio do INSS referente a esses seis meses. A licença paternidade é de 20 dias e você também receberá uma bolsa de estudos.
Os participantes agora também receberão um incentivo para permanecer, com os profissionais recebendo potencialmente um adicional de 10% a 20% do total da bolsa, dependendo da vulnerabilidade do local de trabalho. Os médicos formados pelo Fies receberão entre 40% e 80% do valor total da bolsa.
Os profissionais participantes do programa também receberão cursos de especialização, mestrado e aperfeiçoamento.
Como benefício adicional, os médicos que concluírem a residência em medicina de família e comunidade ganharão 10% dos pontos do programa de residência.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques