Um estudo da Infojobs revela quais soft skills (competências comportamentais) estão em demanda e quais motivam os recrutadores durante o processo de seleção. Além disso, 77 por cento dos profissionais de RH entrevistados disseram que hard skills (habilidades técnicas) e soft skills são igualmente importantes em uma entrevista. Para 20,3%, as soft skills foram mais importantes no processo de seleção.
Devido ao mercado de trabalho em constante mudança, as soft skills estão se tornando mais relevantes e importantes. 51% dos recrutadores começaram a prestar mais atenção às habilidades comportamentais dos candidatos nos últimos cinco anos.
Outra conclusão importante, de acordo com a pesquisa, é que 75,2% dos profissionais de RH que anunciam vagas de emprego especificaram as habilidades comportamentais que procuram.
61,4% dos entrevistados usaram testes para avaliar habilidades e 31,2% usaram dinâmica de grupo. 97% também acreditam que saber lidar com situações emocionais está se tornando cada vez mais importante, por isso as soft skills são tão importantes no mercado.
Outro ponto levantado foi que 97,8% consideram as competências comportamentais importantes para o desenvolvimento da carreira e 64,5% tiveram suas competências avaliadas no processo seletivo.
Soft skills mais procuradas
- 37,1% – sabem trabalhar em equipe;
- 32,2% – inteligência emocional;
- 8,9% – boa comunicação;
- 6,9% – Resiliência;
- 5,4% – resolução de conflitos;
- 4,5% – boa organização do tempo;
- 4% – Criatividade;
- 1% – consciência de liderança.
Para desenvolver habilidades comportamentais, é importante realizar uma autoavaliação para entender quais habilidades comportamentais você deseja desenvolver e quais habilidades comportamentais podem ser melhoradas. É importante ser claro sobre suas metas e objetivos para iniciar o processo. Além disso, veja quais recursos podem te ajudar, como livros, artigos, vídeos e até mesmo cursos online.
Outro ponto importante é saber praticar e perceber que pode demorar um pouco. Procure oportunidades para desenvolver habilidades, como habilidades de comunicação e liderança. Além disso, não tenha medo de receber feedback, peça a seus colegas e pessoas ao seu redor para avaliá-lo.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques