O pet acabou de chegar na sua casa e está demorando para aprender fazer xixi e cocô no lugar errado? Leia o artigo e saiba evitar que seu cachorro faça as necessidades no lugar errado!
Muitas das preocupações de tutores com a chegada de um pet é o fato dele não conseguir se adaptar com o seu banheiro e acabar escolhendo os lugares errados para fazer suas necessidades.
No entanto, é possível que o erro tem estado em algumas atitudes erradas a respeito desse comportamento.
Motivos que podem fazer com que o cachorro faça suas necessidades em locais errados
Não é algo incomum que o filhote faça suas necessidades biológicas em lugares errados, no entanto quando esse comportamento se torna algo costumeiro na vida do pet é importante estar analisando o que pode estar contribuindo para comportamento equivocado.
Abaixo estão alguns dos motivos mais incomuns que podem levar um pet a ter esse comportamento, veja logo abaixo:
Idas insuficientes ao banheiro
Muitos tutores esquecem ou não possuem tempo para levar o seu pet para o banheiro e por esse motivo é que eles acabam não conseguindo segurar por muito tempo e pôr fim acabam fazendo suas necessidades no primeiro lugar que encontram, isso acontece muitas vezes com filhotes e cães idosos.
Quando estão na fase de aprendizado, é importante que os donos levem os pets várias vezes ao dia para que dessa forma eles aprendam o lugar correto de ir no banheiro.
Pode ser um processo bem chato, mas é importante para que o pet aprenda o lugar ideal para fazer suas necessidades.
Má escolha para o banheiro
Lugares para fazer as necessidades, próximos de sua comida e de onde dormem tendem a não ser um bom local para que eles frequentem.
Portanto se você deixou a cama e a comida próximo do banheiro do pet, é importante que separe um bem distante do outro.
Outra coisa importante é, filhotes tendem a não aguentar por muito tempo e por esse motivo é que o banheiro não deve ser muito longe, pois dessa forma o pet conseguirá chegar rapidamente e realizar suas necessidades no banheiro certinho.
Local muito pequeno – Eduque seu pet
O pet pode até conseguir ir até o banheiro pretendido, no entanto ao chegar lá e o local for muito pequeno ele pode acabar fazendo para fora do tapetinho higiênico o que basicamente dará na mesma do que fazer fora do lugar.
Por esse motivo, faça um banheiro do tamanho correto para o pet, para que dessa forma ele consiga realizar tranquilamente suas necessidades.
Por fim, o tamanho deve ser medido corretamente e deve se analisar se ele tende a precisar de mais espaço para fazer xixi e cocô, se este for o caso aumente mais um pouco do que ele precisa.
Tipo de material inadequado
Os animais graças a sua natureza selvagem, tendem a escolher superfícies absorventes para esconder o cheiro de suas fezes e urina, por esse motivo tendem escolher gramados e terra para esses fins.
Neste caso, você pode estar escolhendo uma parte de seu quintal para o pet ou até mesmo tapetes higiênicos absorventes, gramados sintéticos com caixa de areia ou uma caixa com um jornal de forro. O importante é tentar achar o local que ele mais vai se adaptar.
Falta de higiene local – Eduque seu pet
Se os seres humanos não gostam de usar banheiro sujo, os pets também não. Por esse motivo é que se deve manter a higiene do local escolhido, antes mesmo que fique levemente sujo.
Portanto escolha sabiamente o local onde será feito de banheiro para o pet e mantenha-o limpo diariamente para que o pet volte para lá sempre.
Problemas de saúde e comportamentais – Eduque seu pet
O fato de estarem fazendo xixi e cocô nos lugares errados pode estar relacionado a algum problema de saúde do pet ou distúrbios comportamentais, como por exemplo demarcação de território, ansiedade de separação ou excesso de submissão.
Portanto, é importante ficar de olho e analisar se algo tem feito seu pet mudar a rotina e estar frequentemente em um veterinário para estar a par da saúde do cão.
Como fazer com que ele vá ao lugar correto?
É importante recompensar o pet sempre que ele acertar o local, para que dessa forma ele sempre vá no banheiro certinho pois saberá que está fazendo o que é para fazer corretamente.
Portanto, não deixe de compensar o pet com muito carinho e petiscos. Assim ele repetirá sempre essa ação à espera da recompensa.
Jamais brigue com o pet por fazer no local errado, contudo, ele pode ficar assustado e querer se esconder para fazer suas necessidades. Aliás, ao dar bronca nele, ele nem estará fazendo ideia do que fez de errado.
Fatos CURIOSOS sobre GATOS! Impressionante!