Muitas vezes, erroneamente assumido como sendo o mesmo, faturamento médico e codificação médica são dois trabalhos muito distintos. Embora existam muitas semelhanças entre os dois e pequenos estabelecimentos de saúde podem confiar a uma única pessoa para fazer ambas as tarefas; a maioria dos estabelecimentos de saúde de médio e grande porte tem diferentes indivíduos responsáveis por dois trabalhos diferentes. Ambos os trabalhos vêm em registros médicos e técnicos de informação de saúde. Para entender as diferenças entre codificação médica e faturamento médico, vejamos as responsabilidades dos dois perfis de trabalho.
Codificação Médica
A codificação médica está preocupada em atribuir o código relevante aos vários tratamentos dados a um paciente, para facilitar seus pedidos de seguro. Os codificadores médicos estudam os prontuários do paciente para determinar os procedimentos realizados no paciente pelo médico, cirurgião, enfermeiro e outros membros da equipe de saúde. Eles verificam as transcrições do médico, os resultados dos exames laboratoriais e outras documentações relacionadas ao tratamento do paciente. Se não forem necessários mais detalhes ou esclarecimentos, o codificador médico atribui o código de diagnóstico ou procedimento correto para o serviço correspondente prestado ao paciente e cria as reivindicações a serem pagas pela seguradora. Os códigos são atribuídos usando a Terminologia de Procedimento Atual (CPT) para procedimentos recebidos pelo paciente e a Classificação Internacional de Doenças (CID) para o diagnóstico do paciente pelo médico.
É extremamente importante que o codificador médico seja preciso no processo de codificação, pois esses dados são usados pelas seguradoras ao processar as solicitações dos pacientes. Os codificadores médicos geralmente precisam interagir e coordenar com outros profissionais de saúde e funcionários para coletar mais dados sobre o tratamento do paciente ou para informá-los sobre o tipo de dados e informações necessários no arquivo médico do paciente para garantir que o processo de codificação se torne suave e eficiente .
Contas médicas
Contas médicas está preocupado em verificar os códigos médicos atribuídos e transmitir o pedido. Fazendo uso de um software especial desenvolvido para inserir os códigos atribuídos pelo codificador médico, bem como outras informações relevantes do seguro, o faturamento médico encaminha o pedido de seguro para facilitar o pagamento. Uma vez que o pedido de seguro tenha sido encaminhado, o responsável médico continua em contato com o paciente e a companhia de seguros para garantir que o pedido foi pago. Em caso de atrasos, sinistros indeferidos ou indeferidos, o médico responsável pela cobrança precisa fazer a ligação entre o paciente e a seguradora para apurar a questão e reenviar os sinistros com os ajustes necessários; se exigido pela seguradora.
Os faturadores médicos geralmente precisam explicar os benefícios e responder a perguntas sobre o seguro quando obtêm as informações do seguro dos próprios pacientes. Eles também são responsáveis por esclarecer qualquer dúvida sobre as cobranças na conta, caso o paciente solicite. O responsável médico também é responsável por explicar franquias, co-pagamentos e co-seguros que uma seguradora exige, caso o paciente exija saber por que ainda precisa pagar, apesar de estar coberto pelo seguro. Ao mesmo tempo, os contadores médicos precisam conhecer o processo de sinistros e estar familiarizados com todos os requisitos que devem ser apresentados para processar um sinistro. É seu trabalho garantir que o formato correto de cobrança seja seguido, todas as perguntas respondidas corretamente e todos os documentos de suporte anexados antes de entregar a reclamação à seguradora.
Os faturadores médicos também precisam garantir que as companhias de seguros paguem aos médicos e à unidade de saúde pelos serviços prestados aos pacientes.
Áreas comuns
É importante que tanto os codificadores médicos quanto os faturadores prestem muita atenção aos detalhes e garantam que os códigos e todos os outros dados de seguro inseridos no sistema sejam precisos. Ambos os trabalhos exigem habilidades interpessoais, pois lidam com profissionais de saúde, pacientes e representantes de seguros. É muito importante que tanto os codificadores médicos quanto os faturadores possuam integridade, pois a lei exige que os dados do paciente sejam mantidos em sigilo.
Source by Srikant Bommireddipalli