Pode parecer que faz muito tempo desde que você começou aquele assunto em Orientação e Aconselhamento na faculdade, mas não vacile! Não há necessidade de fazer um curso de atualização para você orientar efetivamente seus alunos para as carreiras mais gratificantes para eles.
- Seja um exemplo de felicidade e contentamento. A única competição que pode dar recompensas financeiras por seu dinheiro é a felicidade. Lembre seus alunos todos os dias que a carreira não é uma questão de retornos monetários imediatos, mas de retornos duradouros. Ver você sorrindo apesar do estresse do seu trabalho (e do salário atrasado, se preferir) irá inspirá-los a escolher carreiras que irão desfrutar a longo prazo. Também mostrará a eles como, mesmo que as demandas da indústria mudem, quem eles são e o que lhes dá alegria permanecerá firme.
- Incentive a autorreflexão e a autodescoberta. Com todas as diversões e recreações que os alunos têm, tirar um tempo para pensar e refletir pode ser a última coisa em sua lista de tarefas. Você pode ajudá-los dando-lhes alguns minutos na sala de aula para refletir sobre algumas perguntas como: “O que eu mais gosto em mim?” ou “O que eu quero fazer nos próximos cinco anos?” Se isso parecer muito sério, use jogos como Icebreaker ou Query.
- Deixe-os expressar seus planos e sonhos. Muitos alunos, quando perguntados sobre o que querem fazer na vida, apenas dão de ombros e dizem: “Não sei”. Talvez não, talvez sim, mas realmente não pensaram nisso. Permitir que eles expressem seus sonhos – não importa o quão longe – promove o valor de pensar no futuro e a habilidade de planejar. Peça-lhes que criem uma imagem de quem serão daqui a dez anos e que escrevam sobre o que realizaram em dez anos. Dessa forma, parecerá que eles já alcançaram o que desejam.
- Elogie os pontos fortes de um aluno para ele e seus colegas. Elogiar onde é devido certamente faz a diferença. Observe as menores vitórias em qualquer campo ou aspecto da vida. Alguém enviou um desenho ou ensaio excepcional? Fez amizade com todo mundo? Consertado uma cadeira quebrada? Receber comentários positivos sobre sua produção ou atitude aumenta a auto-estima e incentiva o aluno a buscar seus melhores atributos. Fazer com que os colegas de um aluno vejam seu sinal de aprovação os faz apreciar o valor da pessoa, criando uma comunidade onde os alunos não são forçados a ver os acadêmicos como o único padrão de valor.
- Apresentá-los a uma variedade de pessoas de sucesso. Forneça a eles modelos de paixão e boa escolha de carreira, seja um graduado da faculdade ou um abandono do ensino médio. É comum que os alunos conheçam figurões graduados da faculdade em suas aulas. Afinal, há muitos deles, como se quisessem provar que a faculdade é a única saída para a pobreza. O difícil é convencer as pessoas de que a faculdade não é para todos e não é a única opção. Se você citar celebridades e magnatas de sucesso que não foram para a faculdade, eles podem repensar a coisa toda.
- Fale sobre as melhores qualidades de um aluno e as opções possíveis para seus pais. Ouvir sobre a paixão e a perseverança de seus filhos em algo nunca deixa de deixar os pais orgulhosos de seus filhos. Ouvir de um professor as melhores qualidades de seu filho aumenta sua compreensão de seu filho e os torna mais abertos a outras opções que não as suas. Informe-os sobre as possibilidades para seus filhos e enfatize recompensas de longo prazo sobre ganhos imediatos. Para aqueles alunos que não estão aptos para o ensino superior, debruce-se sobre os traços positivos do aluno para que os pais vejam os benefícios de opções alternativas como carreiras técnico-profissionais.
- Organize um diretório simples de educação e carreira. Por causa da indisponibilidade de informações organizadas sobre educação e opções de carreira, faça uma simples para sua aula em casa. Você pode colocar uma lista simples de cursos universitários e especializações técnico-profissionais e seus requisitos de trabalho ou indústria correspondentes. Na parte inferior da lista, inclua os números de contato de algumas faculdades ou universidades e instituições que oferecem programas técnico-profissionais. Você também pode incluir linhas diretas de agências locais ou governamentais.
Source by Christine Gapuz