Recentemente, procurei a definição de “entrevista de emprego” on-line e aqui está o que encontrei:
Dictionary.com disse “uma entrevista para determinar se um candidato é adequado para uma posição de emprego”;
Wikipédia o definiu como “um processo no qual um funcionário em potencial é avaliado por um empregador para um possível emprego em sua empresa, organização ou firma. Durante esse processo, o empregador espera determinar se o candidato é adequado ou não para o trabalho”.
Várias outras fontes reafirmaram a noção de que as entrevistas servem para avaliar os candidatos, sugerindo que o controle do processo cabe exclusivamente à empresa contratante. Este não é realmente o caso, pois é tanto uma oportunidade para os candidatos avaliarem a adequação da posição oferecida. Quando os candidatos a emprego entram em cada entrevista com a mentalidade de que sua única responsabilidade é provar seu valor ao empregador, eles se preparam para o fracasso.
Se você estiver entrevistando neste verão para estágios ou cargos de pós-graduação, certifique-se de ser direto em suas perguntas para que a entrevista flua mais como uma conversa natural do que um exame. Se você chegar ao final de uma entrevista e lhe perguntarem “Então, você tem alguma pergunta para mim?”, então você deixou sua corrida tarde demais para verificar os meandros da posição. A maioria das pessoas usaria isso como uma oportunidade para descobrir mais sobre as qualidades que o candidato bem-sucedido deve possuir e outros detalhes necessários da posição. No entanto, se você descobrir as respostas para essas perguntas no início da entrevista, poderá adaptar suas respostas para atender aos requisitos. Por que esperar até o final?
Uma entrevista deve ser uma via de mão dupla e prosperar no engajamento. Na verdade, qualquer reunião de pessoas em qualquer contexto só é bem-sucedida quando todas as partes estão se comunicando ativamente. Você já esteve em um encontro em que a outra pessoa está apenas balançando a cabeça e ouvindo o que você diz sem nada interessante para contribuir para a conversa? Talvez você tenha ensinado um curso de escrita criativa para alunos do ensino fundamental que nunca contribuiu para a discussão. Uma entrevista é uma situação semelhante e fazer perguntas não apenas mostra um grande interesse na função, mas também demonstra suas habilidades interpessoais.
Aqui está uma lista de algumas perguntas que você pode querer considerar em sua entrevista. Tente seguir para eles também; evite soltá-los aleatoriamente quando for inadequado:
- Quais são alguns dos desafios associados a esta posição?
- Como você descreveria o candidato ideal para esta posição? Que qualidades eles devem possuir?
- Como você avalia se estou fazendo um bom trabalho? Existem métricas de avaliação específicas?
- Qual é a provável progressão de carreira para esta posição dentro de sua empresa?
- Como você descreveria a cultura organizacional?
Acho que é benéfico fazer perguntas adequadas que também despertem uma resposta pessoal do gerente de contratação. Isso mostra que você está interessado não apenas no trabalho oferecido, mas nas pessoas por trás da empresa e em seu quadro geral. Aqui está um exemplo:
- O que você mais gosta de trabalhar nesta empresa? (Na minha empresa anterior, todos no painel de entrevistas ficaram surpresos quando perguntaram isso por um dos candidatos. Lembro-me de nós andando pela sala e respondendo um por um, e parecia óbvio que estávamos todos em sintonia um com o outro. Mais tarde, oferecemos ao referido candidato uma posição e ele foi influenciado não pelo trabalho em si, mas sim pelas pessoas com quem iria trabalhar.)
- Se você pudesse mudar alguma coisa na empresa, o que seria? (Alguns podem pensar que isso é controverso [perhaps more so in Asia], mas acho que é relevante e mostra que você tem coragem de perguntar o que a maioria dos outros tem medo. Afinal, há aspectos de qualquer trabalho que você não vai gostar – O Papa provavelmente odiaria responder às críticas contra a Igreja Católica na mídia, Michael Phelps provavelmente gostaria de estar na cama dormindo em vez de dar voltas em muitas ocasiões, e eu, como fundador de uma start-up, odeio fazer tarefas administrativas. Essas coisas apenas têm que ser feitas embora!
Se a entrevista progrediu com sucesso com base em um diálogo saudável, deve culminar com o entrevistador perguntando “Então, você tem OUTRAS perguntas para mim?”. Esta é uma oportunidade oportuna para fazer algumas perguntas de encerramento, caso elas não tenham sido respondidas anteriormente:
- Com base no processo de seleção até agora, possuo as competências necessárias para me destacar nesta função?
- Existem qualidades que você acha que eu preciso melhorar para ter sucesso nessa função?
- Há mais alguma coisa que você gostaria de saber sobre mim para avaliar minha adequação para esta função?
- Qual é o processo daqui para frente? Quando os candidatos serão notificados do resultado?
Há tantas outras perguntas inteligentes que os candidatos podem fazer em entrevistas, que criar uma lista definitiva seria impossível. O cerne do questionamento deve ser responder de uma maneira que ilustre que você é a melhor pessoa para o trabalho.
Se você achou essas dicas úteis, sinta-se à vontade para compartilhá-las com amigos e outras pessoas em sua rede que estejam procurando trabalho.
Source by Andrew C Abraham