Seja uma carta de apresentação de candidatura a um emprego ou um currículo – uma coisa a lembrar é que há apenas um “trabalho” que seus materiais de inscrição reais têm. E esse “trabalho” é: Conseguir entrevistas de emprego.
Assim que conseguir mais entrevistas, falaremos sobre técnicas de entrevista de emprego em outros artigos, ok?
Então, se todo o propósito por trás da carta de apresentação é conseguir entrevistas de emprego, então é lógico que escrever uma boa carta de apresentação deve estar no topo da sua lista de tarefas quando você estiver procurando por um emprego. Certo?
Bem-vindo ao “Cover Letter Writing 101”, onde espero que os próximos parágrafos e pontos e uma experiência pessoal o atualizem com o básico de como os candidatos a emprego bem-sucedidos de hoje conseguem mais entrevistas.
Ponto # 1: Você deve ser sutil sobre sua própria buzina enquanto ainda deixa os empregadores saberem que VOCÊ é o melhor candidato para o trabalho. Em outras palavras, tudo o que você escreve deve ser “sobre eles” – sobre as necessidades DELES, sobre como ELES se beneficiarão ao trazê-lo para uma entrevista. E você deve colocar todo esse foco neles enquanto ainda fala sobre si mesmo!
Ponto 2: Você deve ser capaz de falar com conhecimento não apenas sobre o cargo, mas também sobre a empresa. Você deve saber quais são as necessidades da empresa para começar se quiser abordá-las de forma convincente em sua carta de apresentação de candidatura. Além disso, se você não sabe exatamente quais são as necessidades deles, como saberá com certeza se é a pessoa certa para o trabalho? Espero que isso faça sentido para você! Se isso acontecer, escrever uma boa carta de apresentação e conseguir entrevistas de emprego ficou muito mais fácil para você!
Vamos tentar o seguinte exercício prático para trabalhar nesta pequena jóia de escrita de carta de apresentação.
Exercício prático: Escolha um emprego ou cargo em que esteja interessado e liste as habilidades e qualificações que você acredita que serão mais importantes para a empresa.
Se você não consegue pensar em um emprego ou empresa específica de cabeça, aqui está um exemplo: Finja que você está indo para o emprego de caixa em um supermercado local, “The Local Family Grocer”. É aqui que fica pessoal – então a informação é muito real!
Agora, “The Local Family Grocer” afirmou que eles precisam de um caixa e pagam $ 10/hora. O caixa precisa estar disponível nos finais de semana e durante a semana. Isso é tudo que você sabe sobre a posição. Por enquanto!
Ao reunir seus pensamentos antes de escrever sua carta de apresentação de candidatura, sente-se com lápis e papel e pergunte a si mesmo:
O que os caixas realmente fazem no The Local Family Grocer? Você pode debater suas respostas. Os mais óbvios que virão à mente provavelmente serão,
- “digitalizar itens no check-out”
- “saco de compras”,
- “pegue o pagamento”
- “dar recibos”,
- “executar verificações de preços” e coisas dessa natureza.
Mas agora, eu preciso que você cavar mais fundo.
Eu preciso que você venha até a loja comigo.
Quando você está prestes a entrar na fila da loja, você vai para alguma fila de caixa antiga? Ou há algum caixa que você procura? Tem algum que você evita? Ao responder a essas perguntas, pergunte “por quê?”
Posso dizer a você, enquanto caminhamos juntos pela loja em nosso exercício de redação de cartas de apresentação, que existem vários caixas que eu adoro. Novamente. Por quê?
Para mim, é o atendimento ao cliente e o grande sorriso que recebo deles.
Por exemplo, “Mr. Richard” sempre me faz sentir bem-vindo. Ele comenta sobre meu sorriso e diz coisas como: “É sempre tão bom ver você! Você sempre parece estar sorrindo!” e em resposta, depois de pensar sobre isso, eu tenho que dizer: “Ora, eu acredito que é porque VOCÊ está sorrindo e parece tão feliz em me ver! Obrigado! Você fez o meu dia.”
E, agora, você e eu vamos até o gerente e comentamos sobre o ótimo funcionário “Sr. Richard”.
Por outro lado, por que evito certos caixas da mesma forma que evito berinjela? (Minhas desculpas para aqueles que gostam de berinjela. Não é nada pessoal!)
Talvez você tenha visto o caixa cuja fila não era tão longa quanto a “Mr. Richard’s”. Por que, você pode perguntar, eu não fui para a linha “Ms. Whoever’s”? (Claro, você está tomando notas cuidadosas, porque está aprendendo muito mais do que apenas boas estratégias de redação de cartas de apresentação.)
Para mim – especialmente como alguém que fez muito coaching de carreira – noto coisas como atitudes mal-humoradas, caixas olhando para seus relógios, etc. Quando pergunto “Sra. Quem”, “Então, como você está hoje?” e ouvir, “Oh, eu estarei muito melhor em meia hora quando meu turno terminar”, isso faz minha pele arrepiar. Seriamente!
Eu não gosto de sentir minha pele arrepiar quando estou em uma mercearia. Tem alguma coisa errada nisso…
Também sou conhecido por evitar caixas que conversam com outros funcionários enquanto estão me esperando. O que realmente rola meus olhos é quando eles começam a falar sobre um membro da comunidade pelas costas.
Fui tentado (observe que digo “tentado” – porque segurei minha língua!) a olhar diretamente para o caixa e dizer algo como: “Ah, eu não sabia que você conhecia meu irmão/irmã/tia/tio/ mãe/pai/primo tão bem!”
Ahh… As coisas que gostaríamos de ver. Talvez em um filme um dia.
Mas eu discordo.
Então, quando voltamos a escrever uma boa carta de apresentação, agora fica evidente que o trabalho do caixa é ainda mais profundo. O Local Family Grocer precisa de pessoas que façam os clientes se sentirem bem-vindos. Pessoas que são alegres. Pessoas que agem como se gostassem de seus empregos.
Então, ao sairmos da loja, você pega seu lápis e papel e escreve algumas frases sobre o trabalho de caixa.
Agora você se inspirou para escrever uma boa carta de apresentação para um bom emprego diretamente para a “Sra. Jones” (que você conhece é a pessoa que revisará o pedido de emprego, porque acabamos de saber disso enquanto elogiamos o “Sr. . Ricardo.”)
Armado com todas essas informações, imagine esta carta de apresentação:
“Prezada Sra. Jones,
Tive o prazer de conhecê-lo hoje cedo, quando meu amigo e eu estávamos lhe dizendo o grande trabalho que sentimos que o Sr. Richard faz para o The Local Family Grocer.
Na verdade, Sra. Jones – Estou muito feliz por ter visitado e experimentado esse serviço ao cliente, porque tive que correr para casa e informar que não apenas não estou me candidatando para ser sua próxima caixa, como posso provar a você que, se você está procurando outro caixa com a mesma energia positiva e excelente ética de trabalho, eu sou essa pessoa! Aqui está o porquê.”
E você pode continuar. Agora, este é apenas um exemplo simples de como isso funciona. Temos mais para compartilhar sobre este e tópicos relacionados, então, por favor, assista a mais artigos!
Source by Kathy Tremblay