Descobrindo as oportunidades ocultas do mercado de trabalho inédito

Para entender melhor o mercado de trabalho inédito, vamos analisar primeiro o mercado de trabalho publicado mais tradicional para entender melhor a diferença entre ambos.

O mercado de trabalho publicado é onde geralmente procuramos oportunidades publicadas disponíveis, você sabe, os anúncios de jornais, bancos de empregos, anúncios de agências de recrutamento ou de recrutamento e feiras de empregos.

Mas você sabia que os trabalhos publicados representam apenas cerca de 30% de todos os trabalhos disponíveis em um determinado momento? Alguns especialistas na área chegam a afirmar que esse mercado de trabalho representa apenas cerca de 10% de todos os empregos disponíveis.

Portanto, a questão lógica é: onde estão os demais empregos disponíveis?

O mercado de trabalho inédito

O mercado de trabalho inédito, também conhecido como mercado de trabalho oculto, é onde as vagas são preenchidas sem serem divulgadas, ou pelo menos não da forma como estamos acostumados, como veremos em breve.

O mercado de trabalho não publicado representa cerca de 70% dos empregos disponíveis a qualquer momento. Mas há mais; 85% das posições salariais de seis dígitos são preenchidas por meio desse mercado de trabalho inédito. Isso significa que a lista de empregos executivos que vemos em publicações de alto nível, como The Wall Street Journal, Barron’s ou The Financial Times, para citar alguns, representa apenas cerca de 15% dos cargos salariais de seis dígitos disponíveis.

Então a questão é por que esse mercado oculto existe em primeiro lugar?

Por que não há apenas um lugar onde podemos ir e encontrar todos os empregos disponíveis no mercado?

Para nos ajudar a responder a essas perguntas, vamos dar uma olhada rápida na mecânica de ambos os mercados de trabalho.

Como funciona o mercado de trabalho publicado

No caso do mercado de trabalho mais tradicional, realizamos nossa pesquisa nas listas de vagas disponíveis para determinar quais cargos desejamos buscar. Em seguida, enviamos nosso currículo para o empregador, agência de colocação ou headhunter, dependendo de quem postar a listagem.

Uma vez que seu currículo é recebido, a equipe de recrutamento faz a triagem inicial dos currículos recebidos. Os currículos sobreviventes são então enviados ao gerente de contratação para revisão e o processo de entrevista real começa.

Primeiro, o RH ou a agência contratante fazem uma primeira rodada de entrevistas para ver se o candidato se encaixa na cultura corporativa e validar as informações do currículo. Em seguida, o gerente de contratação entrevista os candidatos selecionados para selecionar o mais adequado. Realizadas as entrevistas e selecionado o melhor candidato, inicia-se o processo de oferta de emprego.

Se a empresa contratante estiver realizando o processo, a equipe de RH apresentará a oferta e a equipe de RH apresentará a oferta. No caso de um head hunter, ele servirá como uma espécie de intermediário entre a empresa contratante e o candidato, garantindo que o candidato receba uma boa oferta como sua comissão, se geralmente um percentual do salário final.

Como funciona o mercado de trabalho inédito

No caso do mercado de empregos ocultos, o processo é mais ágil e ou até mais discreto.

O processo de realização de trabalho neste mercado é mais orientado para a empresa, por vezes recorrendo a recursos externos, mas de uma forma bastante diferente do mercado de trabalho tradicional. Nesse mercado, as indicações de emprego são mais comuns, pois as empresas que procuram bons candidatos pedem indicações a parceiros de negócios, fornecedores, contatos em outras empresas ou até mesmo aos próprios funcionários.

Algumas empresas até têm programas de indicação de funcionários; afinal, quem melhor do que o funcionário para saber se o candidato indicado se encaixa na cultura corporativa que ele vive todos os dias. Em uma empresa da Fortune 500 para a qual trabalhei, o programa de indicação de funcionários pagou um incentivo em dinheiro para cada candidato indicado que conseguiu emprego e completou seus primeiros três meses no trabalho.

Ao comparar como os dois mercados funcionam, você pode estar pensando que o mercado de trabalho não publicado não é tão fácil ou conveniente quanto responder a anúncios de empregos publicados. Mas quando você olha para o número de possibilidades disponíveis, definitivamente o mercado de trabalho oculto é algo que você deve considerar como parte de sua estratégia geral de busca de emprego.

Source by Ramon Torres