Victoria Batalha

Conheça a síndrome do impostor, que atinge 75% dos profissionais

Mesmo com excelentes resultados e feedback positivo, você ainda se sente incompetente ou indigno de qualquer elogio ou reconhecimento? Pode ser a síndrome do impostor. Essa situação pode afetar qualquer profissional e qualquer ramo de atividade, prejudicando não só a saúde mental dos trabalhadores, mas também suas carreiras.

Os profissionais com síndrome do impostor têm dificuldade em reconhecer suas realizações e muitas vezes acreditam que não merecem uma promoção ou estão prontos para serem demitidos. Esse medo e dúvida sobre suas habilidades podem impedir que os funcionários avancem em suas carreiras porque temem passar por constrangimento e humilhação.

As consequências são inúmeras, como oportunidades perdidas, redução da produtividade, insatisfação persistente, procrastinação, esgotamento mental, síndrome de burnout e sobrecarga.

De acordo com uma pesquisa da KPMG, 75% dos profissionais de vários setores e áreas já experimentaram a “síndrome do impostor” em algum momento de suas carreiras. Esse sentimento faz com que se sintam inseguros em relação à carreira e se sintam incapazes ou desqualificados para continuar trabalhando.

Como Lidar com a Síndrome do Impostor

Porém, existem formas de calcular esse sentimento de incompetência no trabalho, como:

Evite comparar: Pode ser difícil não se comparar com seus colegas, mas isso não adiantará nada. Tente pensar em seus colegas de trabalho como uma fonte de inspiração, uma forma de incentivá-los a realizar mais. É sempre importante enfatizar diferentes pessoas e pessoas de diferentes origens. Portanto, a comparação é injusta. Cada profissional tem diferentes qualidades e habilidades que oferecem algo. Concentre-se no que você já é bom e aprenda novas habilidades, se estiver interessado.

Encontre um mentor: Encontre alguém de confiança para ajudá-lo e orientá-lo nesse processo, principalmente se você não se sentir seguro. Desta forma, você será capaz de desenvolver e melhorar seus pontos fortes e fracos.

Lembre-se de suas conquistas: Lembre-se sempre de todas as suas conquistas profissionais e celebre cada uma delas, mesmo que sejam pequenas. Com o tempo, isso o lembrará de que você é capaz e competente o suficiente para sua função atual e lhe dará energia para conquistar mais ao longo de sua carreira.

Não tenha medo de procurar ajuda profissional, como um psicólogo, se necessário, principalmente para entender a origem dessa insegurança.

Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques