Douglas Terenciano

Confira 8 dicas para lidar com demissões e conseguir um novo emprego

Além de questões de política econômica, diversos fatores contribuíram para a incerteza no mercado de trabalho e levaram à contenção do consumo e corte de custos por parte das empresas. Como resultado, milhares de profissionais passaram por demissões, muitas pela primeira vez em suas carreiras. Somente em 2023, mais de 108.000 empregos serão perdidos, segundo o site Layoffs.fyi, que calcula cortes globais de empregos.

“Não é fácil passar por um layoff, mas é possível sair mais fortalecido desta situação… que fazem de você o escolhido. Mesmo que não seja o único. Então o ideal é olhar para a demissão da forma mais racional possível e buscar tirar algumas lições dela”, comenta Tiago Mavichian, especialista em mercado de trabalho e CEO da Companhia de Estágios.

Então, se você estava de olho em profissionais recém-demitidos, é hora de sacudir a poeira e voltar ao topo com agilidade e leveza. Para isso, Mavichian propõe algumas dicas práticas:

1 – Identifique o que você precisa melhorar

Faça uma revisão mental de sua jornada com a empresa, refletindo sobre sua atitude e o quanto você realmente se empenhou para que o valor entregue fosse percebido. Será que quando você se acomoda, seu conhecimento fica para trás? Você deveria ouvir mais seus colegas de equipe? Fazer este exercício permitirá que você reconheça quais habilidades comportamentais e técnicas você precisa melhorar, além de ajudá-lo a abordar suas demissões de maneira mais estratégica e informada.

2 – Crie um plano de ação

Para se reposicionar e ter um melhor desempenho no próximo trabalho, a dica é criar uma programação diária com as atividades que você precisa colocar em prática. Além de encontrar cursos e outras formas de aprimorar seus conhecimentos, o primeiro passo é atualizar seu currículo. Insira a última empresa, sua situação e principais atividades, resultados e contribuições. Coloque todas as coisas relevantes. Na maioria dos casos, currículos impressos não são mais usados ​​hoje. No entanto, é importante tê-lo à mão para que possa ser enviado por e-mail ou WhatsApp aos recrutadores, se necessário, e até mesmo servir como referência para preenchimento de formulários e inscrição no processo seletivo online. Não adianta correr atrás de oportunidades, conseguir entrevistas ou mobilizar seus contatos se você não fizer isso. Evite iniciar uma queimadura. fique calmo.

3 – Seja estratégico

Seja claro sobre como você deseja que seja seu próximo trabalho. Considere área de atuação, segmento de mercado, local de trabalho, cultura e valores da empresa, todos importantes para otimizar seu tempo. Dessa forma, você pode desenvolver um plano de ação mais decisivo e evitar novos contratempos. Afinal, se você aceitar sua primeira oferta de emprego, poderá se decepcionar mais tarde. Em caso de dúvidas, procure um especialista em orientação profissional e invista mais em autoconhecimento.

4 – Indique a sua disponibilidade

Depois de atualizar as etapas anteriores, comunique aos seus contatos que você está procurando novas oportunidades de trabalho. A maneira mais fácil de fazer isso agora é postar nas redes sociais, principalmente no LinkedIn, que tem postagens com foco profissional. Aqui vai uma observação: não fale mal da empresa ou do chefe que o demitiu, muito menos se machuque. Você não precisa dizer explicitamente que foi demitido ou explicar o motivo. A ideia é apenas dizer que você não está mais na antiga empresa, o que você aprendeu lá, mostrar suas habilidades e dizer o que você espera para o seu futuro profissional.

5 – Expanda sua rede

É importante manter uma postura mais positiva após postar nas redes sociais. Não espere que o trabalho bata à sua porta, pois isso dificilmente acontecerá. Conecte-se com as pessoas mais próximas a você, como amigos, ex-colegas e professores. Lembre-se de fazer isso naturalmente, sem parecer oportunista. Além disso, participe de eventos da sua área profissional e use suas redes sociais para conversar e interagir o máximo possível.

6 – Maximize suas chances

Existem plataformas digitais que concentram um grande número de vagas de emprego, o que aumenta suas chances de ser descoberto por empresas e convidado a participar do processo seletivo. Faça as listagens mais relevantes e cadastre-se em cada uma delas. Em seguida, liste as empresas em que deseja trabalhar e verifique em seus sites se há alguma forma de cadastrar seu currículo em campos como “Trabalhe conosco” ou “Catálogo de talentos”. Dê preferência a portais com altas avaliações no Google e evite, por exemplo, aqueles que vendem cursos ou serviços relacionados à promessa de vaga de emprego.

7 – Mantenha o foco

Verifique seu e-mail diariamente, pois é a maneira mais provável de as empresas e os sites de carreira entrarem em contato com os candidatos. Fique de olho também no seu WhatsApp, outra forma de comunicação utilizada nessa fase. Ao identificar oportunidades que possam corresponder à sua formação profissional, leia atentamente as descrições, analise os requisitos dos candidatos e preencha todos os campos de candidatura necessários. Agora, uma observação: se a maioria das vagas em que você está interessado exige conhecimentos e habilidades que você não possui, acelere seu desenvolvimento. Inscreva-se em cursos e atualize seu currículo para mostrar seu compromisso com seus estudos. Assim você aumenta sua empregabilidade!

8 – Tudo no seu tempo

Seja paciente e persevere. O tempo que você leva para encontrar um novo emprego está relacionado a uma série de fatores, como seu nível de comprometimento com a recolocação, seu nível de conhecimento, o número de vagas em sua área e boas conexões no mercado de trabalho.

“Pense no seu emprego atual como uma procura de emprego. Se você seguir estas oito etapas cuidadosamente, estará comemorando seu novo emprego com amigos e familiares em pouco tempo”, conclui Mavichian.

Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias Acompanhe nossos destaques

+ Resumo Emprego Estágio Empresa 2023

Empresa de estágio

Vagas: 800
Taxa de registro:
não está claro
Posição: estagiário
campo profissional: Administração, Educação, Operações, Saúde
educar: ensino técnico, ensino superior
Faixa salarial:
Estados com vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, se para

+ horário

12/03/2021 iniciar registro

31 de dezembro de 2023 fechar pedido de emprego