Será que você gasta apenas o necessário durante o mês? Te sobra algum dinheiro como economia ? Suas respostas para esses questionamentos podem ter sido negativas, já que é o mais comum de acontecer entre as pessoas ao levantar esses pontos, mas por qual motivo será que nunca temos o dinheiro suficiente? Pois, a realidade é esta, na maioria das vezes não importa o quanto ganhamos, sempre estamos em déficit financeiro e isso pode estar envolvido com o quanto estamos gastando ou o que compramos.
A teoria principal e mais confirmada, e a de que gastamos sem pensar no dia de amanhã, porém quando chega o outro dia, e juntos os imprevistos, rotina, acabamos perdendo total controle e acaba que na segunda semana após o pagamento já não temos mais nada, e é sobre isso que este artigo vai falar e te direcionar, dando os principais motivos de nunca te sobrar dinheiro.
- VEJA TAMBÉM:
Não ter dinheiro, é minha culpa?
Mesmo com a crise financeira, o que ocasionou um distúrbio no país, com o aumento dos preços, inflação, tarifas e diversas outras coisas que vem nos prejudicando, independente disto, o problema de ficarmos sem dinheiro na maioria das vezes é nossa própria culpa, pois gastamos mais do que podemos e está em nossas condições.
Contudo, com todos esses fatores pontuados, o país também ajuda nesse desfalque, já que o salário mínimo proposto não paga os custos de vida da maioria e por isso precisamos saber o que deixar de fazer e as circunstâncias que devem ser evitadas, pois assim as coisas ficaram mais amenas e controladas.
Como saber que estou gastando além do que devo?
- Os gastos excedem a renda:
Se o seu salário é X, e você gasta além disso, já está agindo de forma errada, pois suas compras nunca devem exceder aquilo que está dentro de suas condições, como já diz o famoso ditado “não gaste tudo o que tem, porque quem gasta tudo o que tem, muitas vezes gasta o que não pode”, sendo assim, já podemos entender tudo, se você apenas comprar e não pensar no que terá que pagar, você vai exceder seus próprios limites.
Visando isso, profissões que não tem um salário fixo devem dar ainda mais atenção, como o caso de trabalhadores por comissão ou dia trabalhado, isso pode afetar no seu pagamento do mês e você nunca vai ter ideia se vai receber a mais ou a menos, pode ocorrer as duas situações, por este motivo, as compras e gastos devem ser sempre considerados para menos.
- Estar negativado:
Se você se encontra negativado ou a ponto de isso acontecer, significa que suas condições financeiras não andam caminhando bem, pois estar com altas dívidas é sinal de uma má administração do dinheiro e desfalque nas finanças.
Veja mais em: EMPRÉSTIMOS PARA NEGATIVADOS.
- Não paga o total do cartão de crédito:
O cartão de crédito pode ser o principal vilão na vida das pessoas, pois se torna uma grande enganação a questão de “pagar mês que vem”, e ao chegar o mês que vem está até a cabeça de contas e parcelamentos, o que te faz parcelar a fatura e entrar em um juros de crédito rotativo.
- Querer mais do que pode:
A vontade de morar em um bairro de luxo, ter o carro do ano e estar sempre em saída com os amigos é grande, mas precisamos ver se isso se encaixa a nossa realidade, se você tiver tudo isso, mas ao final do mês não te sobrar 0,01 centavo é porque está agindo errado, você deve viver conforme seus princípios e realidade, nunca se deve seguir os outros por beleza ou status, pois a renda que ficará comprometida será a sua.
- Não conseguir guardar dinheiro:
Você recebe ao mês e não tem sequer uma quantia para guardar? Se sim, isso é um grande sinal que está no caminho errado, pois sempre, mesmo que seja uma quantia boba, deve sobrar algo para suas economias, isso te faz reservado, controlado, responsável e consciente.
Como gastar seguindo minhas condições?
Abaixo você pode acompanhar algumas dicas de como conseguir poupar seu dinheiro:
- Não gaste mais do que pode, sempre coloque prioridades em seu mês, contando as despesas essenciais, laser e reserva financeira, você pode fazer isso montando uma planilha, veja mais em: COMO FAZER UMA PLANILHA DE GASTOS.
- Procure não entrar em dívidas, sempre pense bem antes de fazer parcelas ou financiar algo, pois são custos altos e pagamentos que terão a obrigação de ser feito.
- Procure viver dentro de sua realidade e passar por momentos que pode, ou seja, aqueles que se enquadrem na sua vida e condições.
Por fim, viva dentro das suas realidades e procure gastar de forma adequada, assim vai ter resultados de uma vida bem mais estável e saudável.
[totalpoll id=”1475″]