A depressão é um assunto muito discutido nos últimos tempos, isso porque o índice de pessoas que desenvolvem depressão tem aumentado e muito, não somente no Brasil, mas no mundo todo. Com o progresso da tecnologia, a informação tem chego de maneira abrupta as pessoas e isso pode ter influenciado e as pessoas começarem a expor seus problemas e é muito importante sabermos lidar com essas pessoas, afinal queremos de alguma forma poder ajuda-las.
Estimasse que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofre com a depressão, contudo, em alguns casos a doença leva as pessoas a cometerem suicídio por não saberem lidar com a depressão.
A depressão é um transtorno mental que leva a pessoa a desgostar de praticamente tudo, incapacitando-a de fazer tarefas simples como se alimentar tomar banho ou sair de casa, esse transtorno tende a ser silencioso para as pessoas ao redor de uma pessoa depressiva por isso veja como identificar uma pessoa que sofre depressão:
- Perda de prazer nas coisas, quer somente dormir
- Desanimo em realizar tarefas
- Perda de apetite
- Insônia ou excesso de sono
- Sentimento de culpa, inutilidade
- Tentativa de suicídio ou vontade de morrer
- Incapacidade de pensar corretamente
- Reclusão, a pessoa com depressão tende a ficar antissocial
A depressão pode estar presente na vida de qualquer pessoa, em todas as idades, sendo criança, adolescente, adulto ou idoso, por isso é importante estar atento aos sintomas e ajudar da melhor maneira possível para que a pessoa possa passar dessa fase ruim.
Como tratar uma pessoa com depressão
É muito importante saber o que fazer e o que não fazer para uma pessoa com depressão, contudo, esse é um momento difícil para essa pessoa no qual ela está propensa a entender tudo ao redor dela de forma negativa e qualquer coisa pode deixa-la pior ainda. Saiba o que fazer e não fazer nessas situações:
- – Evite falar demais, deixe a pessoa falar e procure mostrar interesse, mas sem ficar fazendo comentários.
- Não condene a pessoa como por exemplo;
- ‘’nossa isso é loucura’’
- ‘’ é fraqueza’’
- ‘’é covardia’’
- Quando for falar, aconselhe a pessoa a passar em um profissional
- Procure estar próxima da pessoa, para que ela saiba que tem apoio
- Esteja sempre conectado de alguma forma, faça ligações mande mensagens.
- Caso a pessoa esteja morando com você, evite coisas que possa provocar o suicídio da mesma, tire das vistas medicamentos, venenos para insetos, armas de fogo e coisa que podem incentiva-las a cometer suicídio.
- Coisa que não deve falar para uma pessoa com depressão;
- Não opine
como por exemplo…
Frases como ‘’ isso é falta de Deus’’ ‘’ está fazendo isso para chamar atenção’’ ‘’falta do que fazer’’
‘’tantas pessoas com problemas piores e você aí reclamando’’
‘’eu já passei por coisas piores e não morri’’
- Não de sermão
Pode parecer estranho, mas ficar dando palavras de incentivo pode piorar o estado da pessoa com depressão, então evite palavras como “sai dessa” ” a vida é boa” “seja positivo” palavras assim com que a pessoa se sinta ainda mais incapaz.
A melhor coisa que se pode fazer é escutar a pessoa e se mostrar presente, como alguém que a pessoa possa contar, incentive de maneira calma a ela procurar ajuda e se possível a acompanhe nesses momentos, afinal, é importante que ela não se sinta sozinha.
A depressão tem levado a mais de 11 mil pessoas a tentarem suicídio então esse é um problema sério que necessita a atenção de todos.
Onde procurar ajuda
Para o tratamento de pessoas que sofrem de depressão existem lugares que proporcionam tratamento gratuito e que tende a ser muito eficaz para as pessoas que estão nesta situação, então veja quais são os lugares mais próximos de você para que possa recomenda-lo:
- Serviços de saúde como o CAPS ou postos de saúde podem oferecer tratamento com ótimos profissionais que saberão lidar com o caso da melhor maneira possível.
- Disque 188 também é uma opção pois através do telefone é possível receber apoio emocional para as pessoas que querem e precisam conversar. As ligações são gratuitas e funciona a qualquer hora do dia com serviço 24 horas.
- Emergência é só discar o número 192, para UPA, pronto socorro e hospitais.
Setembro amarelo
É uma campanha que conscientiza as pessoas sobre o suicídio, e que em todo o mês colore os pontos de atendimento com a cor amarela para que as pessoas possam ter conhecimento da importância da saúde mental.
Afinal ajudar uma pessoa com depressão, é ajudar uma pessoa a viver, visto que, o maior caso de suicídios é devido a uma depressão profunda pela qual alguém está passando.
É nosso dever como cidadão estar disposto a ajudar, assim, espero que o artigo tenha contribuído com a sua conduta para com uma pessoa depressiva, e que você possa colaborar com ela afim de se livrar desse transtorno. Não deixe de comentar dar sugestões, agradecemos sua colaboração!
Quarentena – 6 dicas de como não enlouquecer dentro dela!