Como criar um discurso de elevador de marca atraente para sua busca de emprego

O passo do elevador. Você provavelmente está familiarizado com o termo. É mais comumente usado para descrever o discurso conciso de 60 segundos que empresários e executivos, bem como vendedores, usam para descrever seus negócios, produtos ou serviços para outras pessoas. Mais importante, é um discurso que é feito de uma forma convincente que descreve o que é único sobre o negócio (ou oferta), descreve os benefícios para o mercado-alvo e desperta o interesse do ouvinte.

Então, por que você – o candidato a emprego e profissional de carreira – se preocupa com o discurso do elevador? Se você está familiarizado com o conceito de marca pessoal e com a ideia de alavancar sua marca para avançar e se promover em sua carreira, tenho certeza de que imediatamente reconheceu semelhanças entre a descrição acima de um pitch de elevador e uma declaração de marca pessoal.

A marca pessoal permite que você faça um nome para si mesmo. Isso o diferencia de seus pares e ajuda a posicioná-lo como um líder em seu campo – como um especialista e uma autoridade que sabe como fazer um trabalho e preencher um nicho específico no local de trabalho melhor do que qualquer outra pessoa. Uma declaração de marca pessoal é uma declaração sucinta que esclarece e comunica o que torna você e sua proposta de valor única diferente e especial.

Sua declaração de marca pessoal desempenhará um grande papel em seu discurso de elevador de 60 segundos como candidato a emprego e profissional de carreira. Todo o seu discurso de elevador será uma mini-apresentação que você pode fazer em tempo real em resposta a essas perguntas muito comuns “o que você faz?” ou “fale-me sobre você?” Com foco de precisão, um pitch de elevador eficaz transmitirá imediatamente ao ouvinte quem você é como profissional e o fará de uma maneira que atenda não apenas à sua proposta de valor exclusiva, mas de uma maneira que atenda às preocupações de seu ouvinte . De igual importância, enquanto seu tom é planejado e ensaiado, quando você realmente o fala, deve soar completamente natural e espontâneo, mas deve deixar o ouvinte com uma impressão duradoura, positiva e memorável. Você usará seu pitch de elevador com frequência, em situações de networking e durante entrevistas.

Mas, uma vez que você reconhece que criar um pitch de elevador é essencial, você pode se sentir intimidado com a perspectiva de criar e aperfeiçoar um. Certamente, essa é uma tarefa que seu coach de carreira ou o profissional que você contratou para criar seu currículo pode auxiliar. No entanto, com alguma introspecção e autoavaliação honesta, desenvolver seu pitch de elevador não precisa ser difícil. Para começar, faça a si mesmo estas perguntas essenciais:

1. Qual é o foco da sua pesquisa? Qual é a sua meta de trabalho?

2. Quem é a(s) pessoa(s) com maior probabilidade de tomar uma decisão de contratação sobre você?

3. Quais são os problemas enfrentados pelo seu público-alvo?

4. O que você está oferecendo para resolver esses problemas?

5. O que o diferencia e o torna diferente de seus pares?

6. Quais são os benefícios do seu trabalho conforme experimentado pelo seu público-alvo?

Para criar seu discurso de elevador, agora você deve reunir todos esses elementos em uma breve apresentação que você possa entregar rapidamente – no tempo que levaria para ir de um andar ao outro em um elevador.

Como exemplo, aqui está o meu próprio pitch de elevador “de marca” que desenvolvi para descrever de forma concisa meu trabalho como diretor executivo da Distinctive Career Services.

“Você sabe como alguns profissionais de carreira perdem ótimas oportunidades de emprego, ou não avançam tão rapidamente em suas carreiras quanto gostariam, ou não recebem a remuneração que merecem, tudo porque realmente não sabem como para se diferenciarem em suas carreiras ou se promoverem efetivamente no mercado de trabalho?

Bem, sou coach de carreira, estrategista de marca pessoal e profissional de marketing de carreira – uma das poucas pessoas no mundo com essa combinação única de experiência. Em meu negócio, que é global e baseado na Internet, forneço uma combinação de produtos, programas e serviços inovadores entregues a profissionais, gerentes e executivos de seis dígitos+ e aspirantes a seis dígitos+. Todas as minhas ofertas são projetadas especificamente para capacitar meus clientes a se promoverem e se comercializarem de forma eficaz, abrindo portas e permitindo potencial para alcançar suas maiores ambições e objetivos de carreira.

Os benefícios são que meus clientes reduzem drasticamente o tempo e o dinheiro que gastam procurando emprego, avançam rapidamente em suas carreiras, aumentam sua renda, desfrutam de maior reconhecimento profissional e, em geral, se estabelecem em carreiras mais gratificantes profissionalmente, financeiramente e pessoalmente.”

Depois de ter as respostas para as seis perguntas simples acima, você tem tudo o que precisa para criar um pitch de elevador semelhante para si mesmo. Você vê como eu peguei minhas próprias respostas para as perguntas e as espalhei ao longo do meu discurso? Comuniquei claramente quem é meu mercado-alvo, identifiquei os problemas e desafios que eles enfrentam, transmiti como minha oferta não é apenas única, mas resolve esses problemas e descrevi os principais benefícios que minhas ofertas produzem.

Você pode usar esse mesmo modelo para desenvolver seu próprio pitch de elevador. Mas lembre-se; não entre em muitos detalhes. Seu objetivo é simplesmente despertar o interesse e tornar-se memorável. Não gaste muito tempo nos detalhes de suas qualificações. Apenas destaque-os rapidamente e vincule-os a como eles beneficiam seu público-alvo (empregador atual ou futuro).

Depois de ter seu tom aperfeiçoado, pratique-o, pratique-o e pratique-o um pouco mais. Seu objetivo é fazer com que soe completamente natural. Ensaie na frente de um espelho e esteja ciente de sua linguagem corporal e contato visual, pois esses aspectos da comunicação geralmente falam ainda mais alto que as palavras. Agora, tente seu tom algumas vezes e observe a resposta do ouvinte. Esteja aberto à perspectiva de adaptar e modificar conforme necessário para obter a resposta que deseja gerar. E, claro, ser flexível. Se o seu ouvinte interromper com uma pergunta, esteja pronto para pausar e responder.

Criar seu pitch de elevador pode levar algum tempo e reflexão, mas é um profissional de carreira sábio que investe nisso! Você vai ouvir o “o que você faz?” ou “fale-me sobre você?” perguntas repetidas vezes, tanto durante a sua procura de emprego como ao longo de toda a sua carreira. Não voe! A preparação é a chave para a confiança e a chave para causar uma primeira impressão duradoura, positiva e memorável. Os benefícios para sua carreira serão fenomenais. Vale bem o esforço!

Source by Michelle Dumas