Como avaliar candidatos para trabalhos de redação técnica

Se você precisar contratar um redator técnico para um projeto futuro, provavelmente descobrirá que tem muitos candidatos qualificados a serem considerados. Há agora uma variedade de fontes através das quais você pode encontrar grandes escritores, então localizar pessoas para o trabalho não deve ser um problema. O desafio, no entanto, vem quando você começa a trabalhar para diminuir essa lista inicial. Para escolher a pessoa certa para o trabalho, você precisará entrar no processo com uma visão clara do conhecimento e da experiência que o contratado vencedor deve possuir.

Concentre-se na Redação

Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa que você deve procurar é alguém que possa escrever conteúdo de qualidade. Acredite ou não, muitas empresas perdem esse ponto ao contratar um redator técnico. Um erro comum é colocar a experiência na área específica acima da capacidade de escrever. Por exemplo, se você estiver contratando um redator para um projeto relacionado à engenharia, será tentador escolher o candidato com a experiência mais forte nesse campo. No entanto, se essa pessoa não for um grande escritor, você estará desperdiçando seu tempo e dinheiro. Você já tem pessoas com conhecimento de engenharia em sua empresa – você precisa contratar alguém que possa trazer habilidades de escrita para a mesa. O conteúdo sempre pode ser editado conforme necessário para corrigir erros técnicos relacionados ao campo em questão – é muito mais difícil revisar o estilo ou a qualidade da escrita como um todo.

Encontrar experiência

Para os redatores técnicos, a experiência lhes dá a capacidade de fazer as perguntas certas. Fazer perguntas é uma grande parte de ser um bom escritor, porque essas perguntas ajudam a direcionar o conteúdo na direção certa. Se você puder contratar um escritor com muitos anos de experiência trabalhando para uma variedade de clientes, eles já terão o conhecimento necessário para fazer perguntas inteligentes. Além disso, a experiência é a única maneira de aprimorar o ofício da escrita, então alguém que está apenas começando neste campo provavelmente não será capaz de oferecer a mesma qualidade de um escritor profissional de longa data.

Amostras, claro

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é revisar amostras de redação de todos os seus candidatos. Peça a cada potencial contratado para enviar duas ou três amostras de redação. Espero que sejam peças que sejam pelo menos alguém relevante para o projeto que você precisa concluir. Se um escritor não pode lhe oferecer pelo menos algumas boas amostras, isso deve levantar uma bandeira vermelha de que talvez ele não seja a pessoa certa para o trabalho.

Ofereça uma tarifa justa

Você nem sempre ‘recebe o que paga’ na vida, mas geralmente consegue quando se trata de escrever. Se um escritor específico está se oferecendo para fazer o trabalho por muito menos do que todos os outros que você está considerando, provavelmente há uma razão pela qual eles estão dispostos a trabalhar por centavos de dólar. Bons escritores sabem que eles valem o dinheiro, então eles se mantêm firmes em seus preços. Faça uma rápida avaliação do mercado e defina um orçamento que permita contratar um redator técnico experiente e de qualidade.

Verificar Referências

Por fim, é sempre uma boa prática de contratação entrar em contato com pelo menos uma ou duas referências para saber um pouco mais sobre o indivíduo em questão. Eles fizeram um bom trabalho para seus clientes ou empregadores anteriores? Em que tipo de trabalho eles se destacaram e sua capacidade de escrever tem alguma fraqueza? Fazer algumas perguntas pontuais deve fornecer todas as informações necessárias para tomar uma ótima decisão.

Source by Ben Wayne