Avanços suspeitos, deficiências no contrato de aluguel, ambiguidades em questões muito importantes – esses são apenas alguns dos problemas que você pode encontrar. Como alugar um apartamento com segurança? Em nosso guia, descrevemos os problemas que todo inquilino deve lembrar.
Depois de muitas horas procurando um apartamento, você finalmente encontrou a oferta perfeita e o proprietário está disposto a alugar um apartamento para você? Há algo para desfrutar! No entanto, antes de fazer uma inspeção, pense em algumas coisas importantes sobre o aluguel de um apartamento. Nosso conselho permitirá que você tome a decisão certa, proteja seus direitos e evite problemas no futuro.
Ajudaremos você a se lembrar de tudo durante o processo de locação . Faça uma análise da nossa lista de verificação prática para inquilinos!
1. Como alugar um apartamento com segurança? Verifique a conformidade com o anúncio
Compare com cuidado o conteúdo do anúncio com a realidade. “Quarto aconchegante” pode vir a ser uma pequena sala, “bairro verde”, uma praça negligenciada e “10 minutos do centro” – apenas uma ilusão.
Mesmo que o anúncio seja levemente colorido, isso não significa que você precise renunciar ao apartamento. A verificação precisa da oferta pode valer a pena! Puxando uma pequena mentira do proprietário (para quem você não vê), você pode criar um campo para negociar o preço do aluguel.
2. O proprietário é o proprietário do apartamento?
Lembre-se de que você tem o direito de solicitar ao proprietário que mostre a propriedade do apartamento e um trecho do registro de terrenos e hipotecas ou seu número para verificação posterior na Internet. Você deve finalmente saber de quem você alugou o apartamento. A recusa em fornecer esses dados deve levantar suas suspeitas.
O que fazer se, em resposta a uma pergunta sobre a escritura de propriedade, você ouvir, por exemplo, que o apartamento pertence à sua tia? Peça uma procuração por escrito. Tia – se ela realmente existe – também deve fornecer acesso ao ato.
Embora os proprietários de apartamentos estejam indignados com as perguntas sobre propriedade, não desanime. Essa é uma das coisas mais importantes ao alugar um apartamento. Portanto, para evitar problemas no futuro, você precisa ter certeza absoluta de com quem assinar o contrato.
3. Alugar não é uma confissão
Às vezes, você pode encontrar proprietários extremamente zelosos que farão perguntas muito esclarecedoras na primeira vez em que se encontrarem. A que horas você vai dormir? Com que frequência você sai de casa? Você bebe álcool Você vai à igreja
Não seja pego nesta audiência – o proprietário não precisa saber tudo sobre você.
Perguntas pessoais devem ser um aviso, portanto, tenha cuidado. Se o proprietário já se importa com a frequência com que você se encontra com seu namorado ou namorada, depois de algum tempo, ele pode começar a violar sua privacidade, como visitas inesperadas.
4. Defina as condições de pagamento
Obtenha um cálculo detalhado do proprietário do valor das taxas mensais, incluindo cada item. Defina também um método de pagamento.
Verifique também se o contrato inclui uma data de pagamento conveniente para ambas as partes. Se a cada mês você receber o pagamento muito depois do dia 10, pergunte ao proprietário se é possível pagar antecipadamente por cada mês subsequente.
Além disso, não se esqueça de falar sobre possíveis aumentos futuros de aluguel e sua aplicação. Todos os itens acima devem ser incluídos no contrato de arrendamento.
5. Nunca alugue um apartamento sem contrato
O contrato celebrado entre o proprietário e o inquilino deve ser a base para cada aluguel de apartamento. Esta é a única garantia de que as declarações feitas por ambas as partes serão cumpridas, sem as quais poderão surgir sérios problemas no futuro.
O proprietário não quer assinar um contrato? Se você realmente gosta do apartamento e não quer se privar dos seus direitos, tente falar com ele. Explique que o contrato para alugar um apartamento não é apenas a base para o pagamento de impostos (os proprietários geralmente fogem deles), mas também a proteção para os dois lados. Graças a isso, o proprietário não ficará exposto a problemas financeiros – ele poderá finalmente recuperar os atrasados no pagamento do aluguel e cobrir os custos de quaisquer danos causados - e terá uma ferramenta eficaz para resolver quaisquer ambiguidades.
O aluguel seguro de apartamento é uma cooperação de ambas as partes. Sem um contrato por escrito, essa cooperação está em risco, portanto nunca alugue sem assiná-la – mesmo quando você encontra o apartamento dos seus sonhos por um preço muito baixo.
6. Especifique os detalhes do reparo
Este é um dos pontos mais importantes do nosso guia de aluguel de apartamentos. A divisão de responsabilidades para reparar danos pode ser determinada quase livremente. Embora esteja descrito no art. 6a-6f da Lei sobre a proteção dos direitos dos inquilinos, prioridade dada a eles no contrato.
Isso abre o campo para arranjos individuais. Se o proprietário do apartamento mora longe e não conseguir corrigir rapidamente falhas graves ou se o apartamento tiver, por exemplo, equipamento que requer manutenção e reparos constantes, você pode assumir essas responsabilidades em troca de um aluguel mais baixo.
No entanto, se nenhum contrato for encontrado no contrato, as disposições da Lei serão aplicadas. Quem paga por reformas e reparos em um apartamento alugado? Obrigações do inquilino:
Manter as instalações em boas condições técnicas e higiênico-sanitárias;
Proteção contra danos ou devastação de partes do edifício destinadas a uso compartilhado (por exemplo, elevadores, escadas, despensas, etc.);
Reparação e manutenção de pisos, pisos e tapetes;
Reparação e manutenção de azulejos e azulejos;
Reparação e manutenção de portas e janelas;
Reparação e manutenção de paredes, tetos e rebocos;
Reparo e manutenção de móveis, utensílios de cozinha, eletrodomésticos e equipamentos de banheiro (torneiras, torneiras, válvulas e outros equipamentos sanitários);
Reparação e manutenção de fusíveis, tomadas e interruptores;
Reparação e manutenção de fornos e aquecimento central;
Cuidando da permeabilidade do tubo e reparo na linha de drenagem.
Obrigações do proprietário:
Substituição de marcenaria de janelas e portas,
Substituição de pisos, pisos e tapetes,
Substituição de gesso,
Substituição do radiador
Reparação de instalações de água, gás, água, electricidade e aquecimento.
7. Negocie o período de retirada
Graças a isso, você poderá rescindir o contrato se, durante seus primeiros dias em seu novo apartamento, detectar defeitos graves.
Infelizmente, os proprietários raramente concordam com esta solução. Eles geralmente têm medo de perder rapidamente seus inquilinos e ainda terão que procurar pessoas dispostas a alugar um apartamento. No entanto, tente negociar uma data de retirada com uma descrição detalhada dos problemas aos quais ela se aplicaria (por exemplo, fungos, defeitos de dispositivos específicos, pragas). Dessa forma, você dará ao proprietário a certeza de que não quebrará o contrato por qualquer motivo.