Você se enrolou na hora de pagar sua fatura? Enfrentou dificuldades quando se deu conta do valor total? Pois bem, este é um problema entre a maioria das pessoas, pois entre uma coisa aqui e outra ali, a fatura vira uma bola de neve e foge de seu orçamento.
Contudo, quando se tem essa situação, há um grande medo em nossa cabeça, já que não se sabe ao certo o que se deve fazer, pois se você não tem o dinheiro e não pode pagar, qual a melhor opção quando chega o dia do vencimento?
Existem múltiplas opções, as quais você pode fazer para que os juros sejam menores, ou para que seu nome não se negative, mas é preciso saber com propriedade qual escolher, para não acabar se enrolando ainda mais.
Se você deseja saber a melhor opção para o atraso de sua fatura, basta continuar lendo este artigo, pois abaixo vai conter todas as informações precisas sobre este conteúdo.
- Veja também:
- Viajar no final de ano: Como fazer o planejamento?
- Solicite seu cartão de crédito: ItauCard
- Inscreva-se: Cursos Técnicos Gratuitos Senai

Por que acontece o atraso da fatura?
O atraso da fatura é decorrência de várias situações, uma delas é a o caso em que o mundo se encontra, onde tudo está em um valor abusivo e fugindo do orçamento das pessoas, o que causa deficiência de dinheiro e o cartão de crédito vira uma opção.
Porém, nem sempre depois de comprar aquilo necessário, é possível ter o dinheiro para pagar tudo, e o desespero se torna rotina, pois com o juros fica ainda mais difícil de pagar.
Um outro motivo seria a compulsividade, já que as pessoas vão comprando sem pensar no amanhã, e acham que são coisas mínimas ou baratas, mas quando vão ver, já se tornou uma imensa dívida, que seu orçamento já não cobre mais.
Qual a solução para não atrasar minha fatura?
Uma das coisas que deve ser sua linha de partida, é gastar aquilo que pode e está dentro de suas condições, ou seja, se você pode gastar “X”, não gaste “Y”, não conte com aquilo que você não tem, pois na hora de pagar será impossível.
Além disso, procure usar o cartão de crédito em necessidades extremas, pois o mesmo é enganador, pode ser o grande vilão que irá te afundar em dívidas, é muito importante que você tenha consciência de usá-lo para horas essenciais.
Você quer saber estratégias de como utilizar o cartão, então veja: Cartão de crédito: É um vilão?

O que acontece se atrasar o pagamento da fatura?
O atraso do pagamento varia de acordo com o cartão que você possui, já que cada instituição bancária conta com um tipo de estratégia de vencimento, sendo assim, é preciso avaliar a resolução de seu banco.
No entanto, na maioria dos casos é cobrado juros e multa diária por cada dia vencido, se você passar o vencimento por 10 dias, durante esses dez dias estará cobrando juros, e ao mês a taxa se torna ainda maior.
Exemplo: O cartão Nubank é um bom exemplo para sua compreensão, veja:
Em caso de atraso da fatura o juros varia de 2,70% á 14%, além de vir acompanhado da multa de 2% em cima do valor que está devendo. Isso é contado diariamente, ao mês se torna uma grande dívida, não acha?
Além de que, todos os cartões e instituições, quando seu valor está em dívida por muito tempo, acaba que ele pode ser cortado, e seu nome (CPF) automaticamente se tornar devedor no Serasa e SPC.
Qual a solução?
A melhor opção e mais indicada nestes casos, é pagar o mínimo ou parcelar a fatura.
- Pagamento mínimo
Quando você faz o pagamento mínimo, que é proposto pelo próprio cartão, o restante do valor não pago entra para fatura do próximo mês, além de contar com juros rotativos, o que gera aumento no valor total.
- Parcelamento da fatura
O parcelamento, também é proposto pelo cartão, sendo assim, as parcelas podem ser múltiplas, mas quanto mais parcelas forem, mais juros serão cobrados, e acaba que na fatura seguinte o valor se mantém o mesmo, por este motivo, procure fazer parcelas menores, para que os juros sejam mínimos.

O mais indicado
A melhor opção primeiramente, é se organizar para não chegar a esta situação, então se planeje e tenha planilhas financeiras, para sua vida não se tornar uma grande confusão.
Veja mais: Como montar uma planilha financeira.
Por fim, se caso chegar a acontecer, procure analisar qual opção vai te ajudar mais no futuro, mas lembre-se de nunca deixar passar o vencimento, é melhor parcelar ou pagar o mínimo, do que ter o nome negativado.
[totalpoll id=”1475″]