Victor Meira

Apenas 12,7% dos profissionais de TI são mulheres

Revelei que mesmo com demissões em massa por gigantes da tecnologia e um mercado de tecnologia quente, o número de mulheres profissionais de TI continua baixo, pelo menos de acordo com um estudo realizado por empresas de tecnologia no mercado de contratação.

Apenas 12,7% dos profissionais de tecnologia são mulheres. Os profissionais ocupam mais cargos nas seguintes áreas:

  • analista de qualidade;
  • Proprietário do produto;
  • Inteligência de Negócios.

No entanto, os profissionais do sexo masculino superam as profissionais do sexo feminino em 10 para 1 em funções de back-end, infraestrutura e full-stack. No entanto, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cage) registra um aumento de 60% no número de mulheres na região e, mesmo assim, a desigualdade continua alta em tecnologia.

Preconceito contra mulheres na indústria de TI

Outro estudo da Yoctoo intitulado “Principais desafios para mulheres na tecnologia” mostrou que pelo menos 78% das mulheres já sofreram preconceito no campo. 61% sofreram discriminação em empresas, 36% em ambientes educacionais e 32% no processo seletivo.

A pesquisa também revelou que 46 por cento das mulheres disseram ter experimentado “rupting”, quando um homem interrompe uma mulher antes que ela termine de falar; 35 por cento tinham experimentado a pregação masculina, onde um homem explicava o que uma mulher já havia dito; 33 por cento por cento das pessoas experimentaram apropriação, onde os homens tomam para si o que as mulheres fazem.

Além disso, existe o assédio ético, com 21% dos profissionais tendo casos notificados. Dezenove por cento disseram ter experimentado situações de “gaslighting” que fizeram as mulheres duvidarem de sua própria sanidade e habilidades.

De acordo com um estudo realizado pela ONU Mulheres, um em cada cinco (22%) profissionais em áreas de alta tecnologia, como profissionais de inteligência, são mulheres. No Brasil, o número é ainda menor, com apenas 14% pertencentes a esse segmento do mercado de tecnologia.

Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques