É difícil acreditar que já vivemos quase um ano inteiro na pandemia. Desde março, escrevi artigos sobre maneiras de ajustar a estratégia de negócios, como se adaptar aos tempos de mudança, utilizar a tecnologia para manter o sucesso e muito mais. Quando escrevi meu primeiro artigo relacionado à pandemia em março, nunca pensei que quase um ano depois a pandemia ainda estaria tão presente em nossas vidas hoje.
O que mudou nos últimos 10 meses foram as oportunidades que a pandemia trouxe para o setor de pessoal. Muita coisa mudou desde março e as empresas se adaptaram a essa mudança. Vimos grandes aumentos e diminuições na demanda da indústria. Também vimos um aumento significativo no trabalho em casa, entre muitas outras mudanças. Agora, estamos começando a ver alguns dos efeitos de longo prazo que essas mudanças na indústria trouxeram para a força de trabalho. O aumento da ajuda temporária e empregos flexíveis para o futuro próximo está entre essas mudanças.
Causa do aumento de empregos temporários
Existem várias razões pelas quais os especialistas preveem que haverá um aumento nos contratos de trabalho daqui para frente. Em geral, o setor de pessoal viu que os empregos temporários se recuperaram mais rapidamente do que os empregos diretos.
O COVID-19 realmente adicionou muitos empregos à força de trabalho temporária, como verificadores de temperatura e rastreadores de contato. Atualmente, há uma grande demanda por empregos que auxiliam no lançamento de vacinas, o que pode ser uma grande oportunidade para empresas de recrutamento, se você puder obter a equipe treinada necessária.
Além da adição de empregos COVID-19, a pandemia causou um aumento na demanda por trabalhos contratados em outras áreas. Algumas empresas ainda estão pisando na água e são cautelosas em trazer os funcionários de volta em tempo integral. Os trabalhadores contratados são um investimento menor, o que é melhor em tempos de incerteza e à medida que as empresas estão se recuperando. O trabalho ainda pode ser feito sem a despesa adicional de pacotes de benefícios e outros custos associados a uma nova contratação em tempo integral.
Mais trabalhadores também se voltaram para o trabalho freelance, pois isso ajudou a gerar renda para empregos que foram perdidos durante a pandemia. De acordo com uma pesquisa realizada pela Upwork entre junho e julho de 2020, 36% da força de trabalho americana trabalhou como freelancer nos 12 meses anteriores. 12% começaram a trabalhar como freelancer durante a pandemia (54% por necessidade) e 75% em busca de estabilidade financeira. Dos entrevistados, 88% disseram que provavelmente trabalharão como freelancer no futuro.
Em geral, os trabalhadores também procuram um ambiente de trabalho flexível. Mais pessoas têm interesse em fazer uma variedade de trabalhos e procuram controlar sua agenda. De acordo com uma pesquisa recente da Monster, 92% dos entrevistados disseram achar que agora é um bom momento para analisar uma economia gig. 57% dos entrevistados também disseram que aceitariam um emprego temporário entre os empregos e 52% disseram que gostariam de um contrato de longo prazo com horários flexíveis.
Todos esses motivos são a causa do aumento da demanda por ajuda temporária. Seja a demanda por empregos COVID-19 ou a maneira como a pandemia fez com que a força de trabalho e os empregadores mudassem a maneira como estão acostumados a fazer as coisas. No processo, nos adaptamos a essas mudanças e trouxe novas oportunidades para trabalhadores e empregadores.
Causa do aumento do trabalho remoto
Como todos sabemos e provavelmente já experimentamos em um ponto ou outro, houve um aumento no trabalho remoto. Eu pessoalmente nunca trabalhei remotamente em tempo integral, até março. Agora eu tenho trabalhado remotamente nos últimos 10 meses e isso realmente se tornou o novo normal. Quando penso nos dias em que entramos no escritório, parece que faz muito tempo. Trabalhadores e empregadores estão começando a se sentir da mesma forma, se é que já não estão sentindo. O trabalho remoto tornou-se um novo normal e está aqui para ficar de alguma forma.
Do ponto de vista do empregador, as empresas viram que trabalhar em casa pode funcionar. Eles viram os funcionários ainda capazes de concluir suas tarefas e, em alguns casos, viram um aumento na produtividade. Os custos operacionais provavelmente também caíram, pois eles estão gastando menos dinheiro com funcionários trabalhando remotamente (não há mais lanches em cafés, almoços de funcionários, etc.) Com isso, os empregadores estarão pensando em incorporar mais oportunidades de trabalho em casa no futuro e / ou eliminar um escritório todos juntos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Verizon, 86% das empresas globais acreditam que o local de trabalho digital coexistirá com o espaço de trabalho físico após o COVID-19 e 78% esperam aumentar o trabalho remoto.
Os funcionários também se acostumaram com o ambiente de trabalho em casa e preferem mantê-lo de alguma forma. Isso pode incluir ir ao escritório alguns dias por semana ou trabalhar remotamente em tempo integral. Em uma pesquisa realizada pela PWC, mais da metade dos funcionários (55%) deseja trabalhar remotamente três dias por semana ou mais.
O trabalho remoto, porém, não é apenas para funcionários permanentes. O setor de pessoal viu um aumento no trabalho remoto de temporários desde o início da pandemia e prevê-se que mais temporários continuem trabalhando remotamente após a pandemia. Os empregadores que estão acostumados com trabalhadores temporários no local, aprenderam que isso não precisa necessariamente ser o caso. Nem todos os empregos temporários exigem que o funcionário trabalhe no local e a pandemia provou isso. Isso abre oportunidades significativas para os empregadores que contratam ajuda temporária.
Oportunidades que traz para a equipe
Então, o que o aumento da ajuda temporária e empregos flexíveis realmente significa para o setor de pessoal? Abre a porta para novos horizontes. Agora é a hora de começar a planejar sua estratégia de curto e longo prazo. As estatísticas mostram que a força de trabalho fará essa mudança no futuro próximo. Ao se adaptar à mudança agora, as empresas de recrutamento podem ficar à frente da curva. Então, por onde você pode começar?
Discutir oportunidades temporárias com empregadores que normalmente contratam em período integral
O aumento da ajuda temporária não é apenas para empresas que empregam trabalhadores contratados. Pode ser uma nova oportunidade para empresas que normalmente procuram contratar em tempo integral. Se um cliente estiver aberto à ideia de contrato de trabalho, pode ser uma boa oportunidade para discutir o aumento e os benefícios dele versus a contratação de um funcionário em tempo integral. Não é apenas menos dispendioso, como discutido anteriormente, mas abre as portas para explorar candidatos mais qualificados que estejam procurando por contrato. Nem todas as posições podem ser adequadas para trabalhos contratados, mas certamente é um caminho que pode ser explorado se o cliente estiver aberto a isso. Para testar as águas, você pode até propor um plano de contratação temporária. Se o trabalhador contratado acabar trabalhando e quiser ficar na empresa, ele pode ser contratado em tempo integral.
Trabalhos flexíveis adicionam outra camada de oportunidade
Como os empregos temporários não são mais apenas para empresas que procuram contratar, os empregos flexíveis não são mais apenas para colocações permanentes. Como as estatísticas mostraram, mais trabalhadores estão procurando ter a oportunidade de trabalhar remotamente. Isso traz novas oportunidades para colocações por contrato e permanentes. Ele permite que as empresas de recrutamento expandam sua busca por candidatos qualificados fora do estado. Também oferece a oportunidade de encontrar candidatos mais qualificados com base em sua preferência por trabalhar em casa. Pode haver indivíduos altamente qualificados que você pode estar perdendo se eles preferirem não trabalhar em um local físico.
A oportunidade de oferecer empregos mais flexíveis acabará por ajudar a aumentar o grupo de candidatos. Se um cliente estiver aberto ao trabalho remoto, agora é um bom momento para discutir o aumento do interesse por ele e também os benefícios. Nem todos os trabalhos podem ser realizados em casa, mas pense nos trabalhos que poderiam ser e na oportunidade que isso traz para o cliente.
Aproveite as indústrias em demanda
Existem vários setores em demanda agora que continuarão em demanda e oferecerão oportunidade de empregar trabalhadores terceirizados e/ou remotos. Abaixo estão apenas algumas dessas indústrias que podem trazer novas oportunidades para empresas de recrutamento.
Como mencionado anteriormente, houve um aumento nos empregos relacionados ao COVID-19. As indústrias farmacêutica e de saúde estão crescendo e precisam desesperadamente de assistência para atender a demanda de lançamento de vacinas. Esta é uma grande oportunidade de fazer parceria com essas indústrias e ajudá-las a empregar trabalhadores contratados.
O setor de tecnologia da informação também cresceu em 2020 e continuará crescendo. Esses empregos ficaram mais estáveis durante a pandemia porque não dependiam de uma localização física. A maioria dos trabalhos de TI podem ser realizados online e oferecem um ambiente de trabalho ágil em casa. Também houve um aumento nos empregos de suporte técnico/computador à medida que mais organizações estão trabalhando em casa. Com o aumento dos empregos de TI e o ambiente de trabalho flexível que eles trazem, é outro grande setor para as empresas de pessoal explorar.
Representantes de atendimento ao cliente e agentes de call center também viram um aumento na demanda em saúde, TI e varejo online. À medida que mais empresas se tornam virtuais, há uma necessidade maior de ajuda de atendimento ao cliente relacionada a software e aplicativos para ajudar a administrar equipes remotamente. Mais pessoas também estão comprando on-line, portanto, há uma demanda maior por representantes de atendimento ao cliente de varejo on-line. Os Representantes de Atendimento ao Cliente também podem oferecer a oportunidade de trabalhar remotamente.
Indústria e Manufatura também viram aumentos na demanda. Os fabricantes que produzem bens essenciais precisam aumentar significativamente a equipe desde o início da pandemia. Se as empresas de recrutamento ainda não analisaram empresas de manufatura de bens essenciais, essa pode ser uma oportunidade de empregar trabalhadores terceirizados. Os fabricantes de bens não essenciais também estão começando a aumentar a produção. As encomendas comerciais de bens duráveis, como ferramentas, eletrodomésticos e carros novos, aumentaram por oito meses consecutivos. Isso mostra que os fabricantes estão aumentando sua produção de mercadorias em antecipação às fortes vendas em 2021 e podem precisar contratar mais funcionários agora ou em um futuro próximo.
Estas são apenas algumas das indústrias em demanda agora e no futuro próximo. Ao fazer pesquisas em indústrias que estão crescendo e devem crescer, as empresas de pessoal se prepararão para o sucesso futuro. Se eles puderem incorporar contrato e/ou trabalho remoto nessas indústrias, será uma vitória, vitória.
Correndo com oportunidade
A pandemia certamente trouxe seus desafios no ano passado, mas o lado positivo é que trouxe algumas novas oportunidades para o setor de pessoal aproveitar. A mudança pode ser assustadora, mas agora é a hora de correr com as oportunidades que se apresentam e se preparar para o futuro em mudança!
Referências:
Pesquisa UpWork
Source by Terri Roeslmeier