É muito importante na nossa vida sabermos os reais valores dos alimentos para a nossa saúde, afinal é importante sabermos o que comemos e o que precisamos começar a comer para que possamos aproveitar de todos os benefícios que o mundo tem para nos oferecer,aqui vamos ver sobre o óleo de oliva.
Isso acontece no caso do azeite de oliva, um óleo poderoso para nossa saúde e que deveria fazer sempre parte do nosso dia-a-dia pois contém uma série de benefícios que devem estar presentes nas nossas refeições. Além disso não possui um custo muito alto o que melhora ainda mais as vantagens de consumir o óleo.
De onde ela é?
A oliveira é uma arvore originaria do mediterrâneo e que por sua vez é onde mais se consomem o óleo. Entretanto, os vencedores em questão de consumo são os Gregos que por sua vez consomem cerca de 24 litros por ano.
Muito velho
O óleo de azeite é consumido a milhares de anos, e pode ter várias passagens relatadas na bíblia sagrada a mais de 2.000 anos atrás. É claro que ele é utilizado a muito mais tempo do que se pode imaginar, pois os primeiros a começar a utilizar o azeite foram os povos do antigo mediterrâneo como os romanos, gregos e fenícios.
Era comumente usado por gregos nas épocas de olimpíadas pelos atletas, não só a premiação com galhos da oliveira, mas também o óleo era utilizado para se passar no corpo para que passassem por sessões de massagem antes e depois de praticar o esporte.
Óleo de Oliva muito valioso
O óleo foi apelidado por Homero de ouro liquido, pois além das propriedades ainda rendia muito dinheiro para aquela época, pois foi a partir dali que pode espalhar o conhecimento do óleo por outras partes da Europa, como a atual Espanha.
Tipos de azeite
Existe algumas variações do azeite sendo elas:
• Virgem
De qualidade um pouco inferior ao extra virgem, não é refinado e com índice de acidez um pouco maior que os demais.
• Extra virgem
O azeite extra virgem mantem, o sabor da oliva intacto, no seu processo de produção tem todo um manuseio delicado e por não apresentar alteração no paladar é considerado um dos mais saborosos, sendo o que menos possui acidez é considerado também o melhor para a saúde.
• Refinado
O processo de refinamento permite que azeitonas que não estejam em bons estados também possam ser utilizadas, além disso ele passa por processos que levam solventes e em altas temperaturas, e pode-se ter outros óleos misturados em sua composição.
• Não refinado
Baseia-se somente na extração dos óleos e engarrafamentos, no entanto, perde suas propriedades quando passa por altas temperaturas e também tem chances de oxidação.
Que o azeite é conhecido desde muito tempo isso é fato, mas o que está em questão é os benefícios que o óleo de oliva pode oferecer. Por isso continue lendo, os benefícios estão logo abaixo.
Benefícios do óleo de oliva
1 • Efeitos sobre o colesterol
O azeite tem nutrientes capazes de diminuir o LDL (colesterol ruim) enquanto aumenta os níveis de HDL (colesterol bom).
2 • Saúde do coração
Com o passar do tempo o coração também passa por um processo de envelhecimento e o azeite ajuda a manter o coração jovem por mais tempo, diminuindo o risco de doenças relacionadas ao coração como infarto por exemplo.
3 • Alzheimer
O composto fenólico oleocantal estimula a produção de proteínas capazes de eliminar os compostos beta-amiloides das células cerebrais muito característica da doença. Contudo, esse estudo foi baseado no uso de ratos de laboratório que possuem essa doença e que foi incluído o azeite em sua alimentação.
4 • Efeito anti-inflamatório
O antioxidante oleocantal presente no azeite depois de algumas pesquisas demonstrou ter efeito semelhante ao ibuprofeno, contudo, um medicamento muito utilizado para tratar inflamações.
5 • Construção muscular
As gorduras insaturadas são essenciais no processo de construção muscular, além disso e as monoinsaturadas são essenciais para a reconstrução do tecido muscular. Então para quem faz musculação é uma boa adicionar o azeite na dieta para ter uma melhor definição.
6 • Diabetes do tipo 2
Foi comprovado que a dieta mediterrânea rica em azeite, reduz em 50% a chance de desenvolver a diabetes do tipo 2, número muito animador para as pessoas que consomem o azeite assiduamente.
7 • Saúde da pele
Além de ser um ótimo demaquilante para se livrar da maquiagem, os antioxidantes presentes no azeite ajudam na renovação das células da pele e cabelo, deixando a pele com aspecto saudável e hidratado.
8 • Prevenção da osteoporose
Estudos também comprovou a eficácia do azeite para aumentar a densidade óssea, contudo, o que pode ajudar e muito a prevenir e tratar a osteoporose, que acontece o enfraquecimento dos ossos, deixando-o fragilizado.
9 • Prevenção do câncer
Pode-se que concluir que o azeite ajuda a eliminar e evitar os danos causados pela oxidação das células que atinge diretamente o DNA levando a multiplicação desacelerada das células o que causa o câncer.
Além disso para quem deseja emagrecer o azeite pode ser um ótimo aliado visto que contribui com a produção de gorduras boas no organismo e que possuem propriedades capazes de reconstruir o tecido muscular, o que é bem útil para que está tentando deixar o corpo definido.
O Óleo de oliva tem que ter qualidade!
É claro que é importante sempre escolher um azeite de qualidade como por exemplo o extra virgem que possui mais nutrientes em sua composição, além disso utiliza-lo no dia-a-dia pode ser uma maneira de usufruir de seus benefícios. Portanto, basta utiliza-lo no preparo de molhos, temperar, regar cozidos entre outras coisas que você pode estar acrescentando o azeite.
O azeite pode ser utilizado como hidratante para o cabelo, mas claro se ele for daqueles mais sequinhos pois cabelos oleosos não podem ter seu óleo ainda mais estimulados, para utilizar os seus benefícios basta aplicar nos cabelos secos e deixar da noite para o dia lavando como de sua preferência, o azeite terá nutrido muito bem a fibra capilar deixando os cabelos mais brilhosos e com aspecto de hidratado.
Essas foram as dicas sobre o óleo de oliva e como ele pode estar sendo benéfico na sua saúde, pois alimentos que custam pouco e são bons para a nossa saúde são o que precisamos na nossa vida, por isso não deixe de comentar o que achou e dar sugestões para novos artigos. Portanto, Veja também os benefícios da cebola para a saúde.
E se todas as ESCOLAS tivessem HORTAS? Você APOIA essa ideia?

Nubank
4.9
