Victoria Batalha

Saiba o que é uma demissão humanitária e como fazê-la

Ser demitido ou ser demitido é um momento muito difícil, podendo até ser um pouco traumático para quem sofre com isso. É por isso que é tão importante falar sobre demissões humanitárias quando estão acontecendo demissões em massa, especialmente em grandes empresas de tecnologia.

A demissão humanizada é uma forma de reduzir o impacto negativo quando um funcionário sai da empresa, o que pode trazer consequências tanto para o profissional quanto para a empresa.

+++ Você foi demitido?Conheça os direitos dos trabalhadores CLT em 2023

3 dicas para humanizar sua demissão

respeito

Para conseguir uma demissão humana, o respeito deve ser dado. Portanto, demitir alguém por e-mail ou bloquear o computador de um profissional (como acontece nessas demissões em massa) não é educado nem respeitoso. É falta de empatia e organização. Nesse caso, fale com o funcionário e seja genuíno, respeitoso e atencioso.

É igualmente importante que a liderança esteja presente e, mais importante, que a demissão seja feita pessoalmente, cara a cara. A menos que esteja trabalhando remotamente, caso em que o fechamento pode ser feito online por chamada de vídeo.

Fornecer ajuda

Nem todas as empresas estão preparadas para ajudar, mas se este for o caso da sua, por favor ajude. Como extensão de plano médico, indicação de recolocação no mercado de trabalho, etc. Dessa forma, os colaboradores se sentem valorizados do início ao fim da carreira na empresa.

Esse foco é importante porque compensa positivamente para a empresa, pois se torna um local onde os funcionários trazem bons feedbacks e até indicações para outros talentos mesmo quando desconectados.

dissolução coletiva

No caso de demissões em massa, pode ser difícil falar com todos individualmente, então forme grupos para se comunicar. Se possível, encontre um porta-voz da empresa para transmitir a mensagem de forma objetiva e respeitosa.

Lembre-se que quando uma demissão é feita de forma humana, o processo é menos oneroso para todos.

Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques