Um estudo da Randstad com 35.000 profissionais de 34 países chamado Workmonitor mostrou que os brasileiros se preocupam mais com seus empregos e segurança no trabalho do que outros trabalhadores de outros países ao redor do mundo.
Quando questionados sobre a importância do trabalho em suas vidas, 72% dos profissionais não brasileiros responderam que se importam, enquanto 95% dos brasileiros afirmaram que sim. 96% dos profissionais do meu país estão preocupados com a estabilidade no emprego, em comparação com a média global de 92%.
Por outro lado, porém, os brasileiros não querem abrir mão de alguns hábitos herdados da pandemia, como flexibilidade de horário (92%) e local de trabalho (87%). Enquanto isso, em média global, 83% desejam manter o horário de trabalho flexível e 71% desejam manter a flexibilidade no local de trabalho.
Além disso, 64% dos profissionais brasileiros disseram que não aceitariam um emprego se isso afetasse o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. 53% também disseram que largariam o emprego se isso os impedisse de aproveitar a vida.
Outro ponto de preocupação é o motivo pelo qual os brasileiros têm pedido demissões, a saber:
- 31% porque não oferece flexibilidade;
- 35% porque o ambiente de trabalho é considerado tóxico;
- 40% por incompatibilidade entre trabalho e vida pessoal;
- 25% participaram do processo silencioso de cessação do tabagismo.
Segundo a pesquisa, 33% dos profissionais brasileiros prefeririam estar desempregados a insatisfeitos com o trabalho.
mais flexível
A flexibilidade é um ponto muito importante citado ao longo da pesquisa, que também indica crescimento, respondido por pelo menos 40% dos brasileiros. Trinta e sete por cento dos entrevistados também disseram que seus locais de trabalho são mais flexíveis.
Embora muitas empresas tenham voltado a um modelo 100% presencial em 2022, seja porque sentem que isso lhes dá mais controle sobre seus funcionários, há uma tendência para modelos de trabalho mais flexíveis e, portanto, espaços de trabalho maiores. Reter talentos dentro da empresa.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques