Victoria Batalha

Aprenda a equilibrar sua vida pessoal e profissional

Encontrar empregos que equilibrem a vida pessoal e profissional tem sido motivo de muitos debates no mercado de trabalho. É por isso que muitos profissionais buscam empregos com horários mais flexíveis, ou até mesmo pedem demissão caso a vaga não permita. Pelo menos é o que revelou uma investigação chamada Randstad Work Monitor.

Segundo o estudo com 35.000 profissionais de 34 países, 31% dos profissionais brasileiros disseram que deixaram o emprego porque o cargo não oferecia flexibilidade de horário e 40% disseram que a vaga não conseguia conciliar vida pessoal e vida profissional.

Pensando nisso, a Empregos Gerais preparou uma série de recomendações para que você consiga equilibrar sua vida pessoal e profissional da melhor forma possível.

3 dicas para equilibrar trabalho e vida pessoal

Defina seus objetivos pessoais e profissionais

Ao esclarecer esses objetivos, você pode identificar o que é mais importante em sua vida e como pretende alcançá-lo. Isso torna mais fácil seguir instruções e tomar decisões, além de manter um equilíbrio entre os dois.

Os objetivos pessoais podem ser como desenvolver relacionamentos saudáveis, manter-se fisicamente ativo ou viajar. Os objetivos de carreira podem incluir avanço no trabalho, melhorar ou aprender novas habilidades, etc.

Saber priorizar e ser realista

É fácil para os profissionais se sentirem sobrecarregados com tantas demandas no horizonte, então saiba priorizar as atividades e seja realista sobre o que pode ou não ser alcançado. Como resultado, você estará mais focado e pensará de forma produtiva.

Defina prioridades considerando suas responsabilidades pessoais e profissionais, bem como suas metas e objetivos. Também é importante lembrar que as prioridades podem mudar com o tempo. Portanto, há uma necessidade de ser mais flexível na resposta à mudança.

Cumpra o horário de trabalho prescrito e não leve trabalho para casa

A tecnologia tem ajudado e facilitado a vida de muitos profissionais, mas também acaba resultando em mais trabalho devido a facilidade de conexões. É por isso que é importante manter horários claros sobre quando você começa e termina o trabalho e ter cuidado para não levar certas atividades para casa durante os intervalos.

Mesmo que seja difícil desligar, com a prática fica mais fácil estabelecer gradativamente os limites entre essas duas coisas, levando a uma rotina mais saudável e com menos sobrecarga.

Outras sugestões são reservar um tempo a cada semana para atividades que você considera importantes, como hobbies e tempo com a família e amigos. Além disso, não tenha medo de pedir ajuda quando se sentir sobrecarregado e mantenha bons hábitos de sono e alimentação, essenciais para uma vida saudável.

A flexibilidade também é importante, não apenas do ponto de vista do empregador, mas também do ponto de vista do profissional. Sabe ser flexível quando necessário e está disposto a ajudar com horários de trabalho e eventos pessoais quando necessário.

Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques