Douglas Terenciano

Setor de energia verde pode gerar 2 milhões de empregos no Brasil em até 5 anos

Estudo da Agência Internacional de Energia Renovável mostra que o Brasil já tem 10% empregos verdes Classificado em segundo lugar no ranking global dos países com mais empregos no setor de energia renovável. O primeiro lugar vem da China, com cerca de 42%. A expansão desse mercado pode criar mais 2 milhões de empregos nos próximos cinco anos. Os dados são do estudo “Plano Nordeste Potência” realizado pelo Centro Brasil no Clima, Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia e Instituto Clima Info.

Segundo pesquisas, a quantidade empregos verdes Criado principalmente por meio de hidrelétricas e biocombustíveis, o Brasil acelerará o ritmo de geração de empregos no setor de energia renovável. O cálculo é feito com base em investimentos futuros na área, como a construção de parques eólicos e usinas solares.

A pesquisa revelou que 13% das vagas serão no ensino superior; a maioria (50% das vagas) será no ensino técnico; e os outros 37% não exigirão qualificação específica. “A expansão do mercado de energia mostra o enorme potencial do setor em termos de geração de empregos, tornando a geração de empregos não apenas para profissionais com formação técnica específica ou superior”, explica o diretor de Experiência e Pessoas da Juntos Energia, Tor de Mesquita. A empresa atua em tecnologia de energia limpa compartilhada e espera triplicar seus empregos até 2023.

Mesmo assim, porém, os recém-chegados ao mercado de trabalho do setor carecem de formação técnica adequada, segundo o Instituto Clima Info, organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa sobre mudanças climáticas, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias Associação (Abeeólica). Essas entidades defendem parcerias entre governos, empresas e universidades para melhorar a elegibilidade para energia renovável. Isso evitará possíveis “gargalos” futuros na expansão do mercado de trabalho do setor.

energia verde do brasil

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a capacidade solar fotovoltaica instalada no país acaba de atingir 23,9 gigawatts (GW), superando a eólica de 23,8 GW. A geração distribuída (GD) fornece um grande impulso à geração de energia solar.

O novo ministro de Minas e Energia, Alessandro Silveira, anunciou a criação da Secretaria de Transição Energética, que será responsável pela formulação de políticas para o desenvolvimento e promoção de energia limpa. “Nossos recursos precisam ser desenvolvidos de forma oportuna, sustentável e racional para trazer os melhores resultados para o nosso povo e para as gerações futuras”, disse o chefe da Agência Brasileira de Notícias.

Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e acompanhe nossos destaques de trabalho