Com a Páscoa a aproximar-se, foram criados mais de 80.000 novos postos de trabalho, três vezes mais do que no ano passado, incluindo trabalhadores avulsos, pelo que é sempre importante reforçar todos os direitos dos trabalhadores avulsos durante este período.
Esse trabalho oferece diversos benefícios aos profissionais, como oportunidades de recolocação no mercado de trabalho, experiência em cursos, aprendizado, aprimoramento e aquisição de novas habilidades e networking.
Direitos do Trabalhador Temporário
No Brasil, o trabalho temporário é formalmente regulamentado pelo Decreto 10.060/2019 da Lei 6.019/1974, que introduziu alterações em algumas regras, como a duração do contrato, de três meses anteriores para 180 dias. Além disso, a lei garante aos trabalhadores eventuais:
- Trabalhar 40 horas semanais;
- estar inscrito na carteira de trabalho;
- O décimo terceiro é diretamente proporcional à jornada de trabalho;
- ao longo do tempo;
- bônus salarial;
- proteção de pensões;
- As férias são proporcionais ao horário de trabalho;
- Descanso semanal remunerado.
Os trabalhadores avulsos também têm direito ao pagamento de adicional noturno, insalubridade e periculosidade (se necessário para as funções exercidas).
Os contratos de trabalho temporário não podem exceder 180 dias, contínuos ou não, mas os contratos podem ser prorrogados por mais 90 dias. Caso a empresa tenha interesse em contratar novamente o mesmo profissional, ela deverá aguardar 90 dias para que isso seja feito.
Contrate na Páscoa
Segundo a plataforma Empregos.com.br, existem atualmente cerca de 82.500 vagas de emprego no país devido à Páscoa deste ano. A oferta é três vezes maior do que no mesmo período de 2022, quando houve 30 mil vagas, um aumento de 175%.
No entanto, segundo pesquisa realizada pela HelloSafe Brasil, 8 em cada 10 brasileiros não vão comprar ovos de chocolate este ano, o que representa cerca de 80%. 20% que disseram que comprariam disseram que dariam para si mesmos e pretendiam gastar até R$ 60. Os principais motivos para sua compra são: qualidade, marca e menor preço. 50% dos que disseram que não planejam comprar disseram que comprariam se o preço fosse menor.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques