O mercado de tecnologia da informação está cada vez mais em alta e continua crescendo, trazendo mudanças o tempo todo. Atualmente, um modelo de trabalho chamado TI in house está crescendo no mercado. Segundo pesquisa do Insight Report da Assespro-PR (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação), as oportunidades de trabalho no mercado aumentaram 39% ) e em janeiro deste ano de lançamento.
Muitas empresas que buscam uma solução de tecnologia acabam comprando uma solução de tecnologia de outra empresa, porém, algumas empresas contratam profissionais de TI mesmo que a própria empresa não seja do ramo.
No modelo interno, os profissionais de TI acabam levando o trabalho para dentro de casa, criando sistemas e soluções para a própria empresa, como automação, ERP, operação de máquinas, servidores e controle de acesso. No Brasil, a oferta dessa modalidade de trabalho aumentou 39% nos últimos 10 anos. Entre 2011 e 2021, serão 404 mil vagas.
Principais setores para TI interna
- 16% – comércio e reparação de veículos automóveis e motociclos;
- 14% – finanças, seguros e atividades correlatas;
- 12% – atividades administrativas e complementares;
- 10% – Indústrias de transformação.
As áreas que mais contratam são administração pública, bancos múltiplos e comércio varejista especializado em equipamentos e suprimentos de informática.
Em suma, a TI in-house, que também pode ser chamada de tecnologia da informação in-house, é uma forma de as empresas terem equipe própria ou profissionais técnicos para gerenciar sistemas e infraestrutura de TI, em vez de terceirizar os serviços.
A equipe interna de TI pode ser responsável pelo desenvolvimento de software, administração de banco de dados, suporte técnico ao usuário, administração de rede, segurança da informação e outras atividades relacionadas a TI.
Além disso, ter uma equipe interna dá às empresas mais controle e flexibilidade sobre suas operações de TI, permitindo uma resposta mais rápida aos problemas e a capacidade de adaptar os sistemas de TI às necessidades específicas da empresa.
Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques