Victor Meira

Estudo revela em qual temporada o Brasil mais contrata

Você está pensando em deixar o emprego ou em busca de uma nova oportunidade, mas não sabe qual é o melhor momento? Levantamento feito pelo Infojobs aponta um período do ano em que as contratações são altas no Brasil, mas isso não significa que as contratações devam parar após esse período.

De acordo com a pesquisa, o período de pico de contratações é janeiro, com cerca de 46,8% das contratações ocorrendo no primeiro mês, segundo os profissionais de RH pesquisados.

A época com o segundo maior número de inscrições foi a seguir ao Carnaval com 24,7%. Então, isso aconteceu no segundo semestre, que foi de 15,6%, e no final do ano, que foi de 13%. Isso porque no final do ano as empresas começam a se planejar e também começam a enxergar mais oportunidades e vagas, tanto temporárias quanto efetivas. É nessa época que o número de vagas para estagiários e trainees também costuma ser maior.

Expectativas positivas para o primeiro semestre

Para quem procura emprego, no entanto, as expectativas para o semestre são positivas. 76,6% dos recrutadores responderam que contratariam no pós-carnaval. Além disso, 83,1% dos entrevistados já indicaram que estavam em processo de seleção.

Em relação ao número de cargos ocupados, 28,8% afirmaram que o número de cargos ocupados era de no máximo 5; 23,7% responderam que havia de 1 a 3 vagas; 23,7% também afirmaram que havia mais de 20 oportunidades. 38,2% das vagas são para auxiliares ou associados.

Outra pesquisa realizada pela plataforma Vagas.com mostrou que as empresas estão contratando e divulgando mais vagas no início da semana de trabalho, às segundas e terças-feiras. Além disso, isso também ocorreu no início da semana, com maior procura por vagas de emprego, conforme avaliação do Google Trends.

Siga-o Empregos Gerais no Google Notícias e siga nossos destaques