Por que é tão importante que um gerente tenha habilidades de liderança eficazes? Para mim, a resposta é simples.
Se tudo o que você quisesse fosse que as pessoas chegassem ao trabalho pontualmente e fizessem o que está especificado em uma descrição do trabalho, você poderia simplesmente gerenciá-las da mesma forma que faz qualquer outra coisa, como fundos, ferramentas, equipamentos, suprimentos etc. t precisa de habilidades de pessoas.
Mas o que a maioria dos gerentes verdade queremos é que os membros da equipe façam seu melhor trabalho – tanto individualmente quanto como um esforço coordenado.
As pessoas têm talento. Eles têm energia. Eles têm potencial para serem criativos. Eles podem ser ousados, pacientes, persistentes e muitas outras coisas enquanto enfrentam desafios difíceis.
O problema é que, mesmo que sejam capazes de realizar esse tipo de esforço, não precisam fazê-lo. Há um certo nível de desempenho – e eles sabem o que é – que é especificado na descrição de seu trabalho. Para manter seus empregos, é isso que eles têm que fazer. Quando o chefe lhes diz para fazer algo, é isso que eles têm que fazer.
Mas esse nível de esforço é o que os gerentes reconhecem como “negócios como sempre”. Não é o tipo de equipe de alto desempenho que os membros da equipe são capazes. O que os gerentes mais querem são coisas que não podem ser especificadas ou medidas: coragem, compaixão, comprometimento, compostura, otimismo, determinação e dezenas de outros aspectos do desempenho. Você não pode exigir essas coisas e não pode responsabilizar as pessoas por elas.
Para conseguir o que você realmente quer no local de trabalho, você precisa liderar os outros. Você tem que transformá-los no tipo de pessoa que faz essas coisas. Você tem que inspirá-los a fazê-lo. Você tem que apoiá-los e incentivá-los. Você precisa de habilidades de liderança eficazes. Eventualmente, quando eles conhecem o líder, como o líder, respeitam o líder e confiam no líder, então eles podem optar por dar esse nível de esforço. E se o fizerem, dia após dia, o trabalho se tornará muito satisfatório para eles. E é claro que será satisfatório para o gerente.
Você já teve um chefe que admirava e confiava tanto que faria qualquer coisa por ele? Alguém que lhe deu a responsabilidade, autoridade, liberdade de ação e reconhecimento que você sentiu que merecia? Você adorava vir trabalhar todos os dias porque sabia que seu chefe acreditava em você? Se sim, você desejado fazer o seu melhor por ele, mesmo sabendo que poderia obter apenas fazendo o que era necessário.
Ou você pode ter tido um “chefe-problema”, alguém com pouca habilidade com as pessoas e que o microgerenciou. Talvez essa pessoa fosse egoísta ou tivesse uma ética questionável. Se sim, então você sabe que nunca sentiu o desejo de fazer o que era capaz de fazer.
Tenho experiência em serviços e, como consultor, trabalhei em diversos ambientes burocráticos e, muitas vezes, avaliei rapidamente o que estava acontecendo. Muitas vezes, não era “alto desempenho”. Era apenas “aparecer para trabalhar” e fazer o que os funcionários poderiam ser responsabilizados. Aprendi que não havia muita liderança.
E é por isso que as habilidades de liderança eficazes são tão importantes em uma organização. Não é ciência do foguete, mas é a verdadeira razão pela qual os gerentes precisam se esforçar para desenvolver as habilidades pessoais e os pontos fortes pessoais que os tornarão melhores líderes.
Source by Dennis E Coates Ph.D.